Morfemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Morfema
Morfemas são as unidades mínimas de significação, sendo elementos constituintes dos vocábulos. São os elementos que compõem a estrutura lexical e gramatical dos vocábulos. Os morfemas podemser classificados em morfemas lexicais e morfemas gramaticais.
Dá-se o nome de morfema, ou elementos mórficos, à unidade mínima dotada de significação que compõem as palavras. São morfemas:
1) Raiz,radical, tema: elementos básicos e significativos
2) Afixos (prefixos, sufixos), desinência, vogal temática: elementos modificadores da significação dos primeiros
3) Vogal de ligação, consoante deligação: elementos de ligação.

Tipos de morfemas
Morfema Gramatical
Morfema gramatical é o instrumento gramatical que representa um contexto semântico específico interno à enunciação. Possuemsignificação interna à estrutura gramatical. Os morfemas gramaticais são os artigos, os afixos, as preposições, as conjunções, além de indicar o gênero, o número, os tempos verbais (morfemas flexionais).O conjunto dos morfemas gramaticais é fechado, pois qualquer radical novo sempre deve ser associados a sufixos, prefixos e desinência já existentes.
Exemplo: Observando o vocábulo casa e suasvariações, pode-se identificar os morfemas gramaticais do seguinte modo: o morfema lexical do vocábulo “casa”, independente de suas variações , é cas-: cas-a, cas-arão, cas-ebre, cas-inha, simultaneamente.Enquanto o morfema lexical permanece o mesmo, os morfemas gramaticais variam de acordo com a significação específica que atribuem ao vocábulo.
Morfema Lexical
Morfema lexical é o morfema querepresenta a própria significação externa dos vocábulos. É a unidade que representa uma significação referente às noções gerais do mundo (designação de seres, ações, conceitos abstratos etc.). O morfemalexical no vocábulo é encontrado no seu núcleo de significação, denominado radical. O conjunto de morfemas lexicais da língua é aberto, pois sempre podem ser criadas novas palavras.
Exemplos: O verbo...
tracking img