morfemas

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
Morfemas são as partes de uma palavra, é a menor partícula significativa da língua portuguesa. Quando analisamos uma palavra morfologicamente, ou seja, quando analisamos a sua forma, podemos separar as partes desta palavra, seus morfemas.
Chamam-se morfemas: RAIZ, RADICAL, DESINÊNCIA, VOGAL TEMÁTICA, TEMA e AFIXOS.
Em uma palavra como SOL temos apenas um morfema, mas já na palavra ensolação,podemos encontrar três: en+sol+ação. Neste caso, SOL seria a RADICAL da palavra, EN seria o PREFIXO e AÇÃO o sufixo.
Vejamos cada um dos morfemas citados acima e sua definição:
RAIZ – é o morfema que contém o núcleo significativo comum a uma família lingüística, ou seja, é a partir da raiz da palavra que se associa ela a outras da mesma família e que identificamos o seu significado.
Por exemplo,as palavras erva e herbívoro são da mesma família. Sabemos disso por causa da sua raiz em comum: herbae. Mesmo que o radical tenha sofrido alterações, identificamos a semelhança através do significado.
RADICAL – é o morfema que funciona como o segmento lexical da palavra, geralmente se repetindo em todas ou na maioria das palavras daquela família.
Temos como exemplo as palavras pedra, pedreira,pedregulho e empedrar que possuem o mesmo radical pedr-. Vale ressaltar que nem sempre o radical permanece intacto, na maioria dos casos sofre alterações por conta da evolução sofrida pela língua.
DESINÊNCIA – este morfema serve para indicar as flexões da palavra, ou seja, as variações de gênero e número, no caso dos nomes, e de pessoa, número, modo e tempo, no caso dos verbos.
Exemplos:menina, menino, meninas, meninos (nome) e cantar cantaremos, cantarão, cantaria (verbo).
VOGAL TEMÁTICA – é o morfema que caracteriza nomes e verbos quando não são flexionados, ou seja, quando estão estanques.
No caso dos nomes, a vogal temática aparece quando não há variação de gênero ou de número: poeta, casa, corpo, livro, dente, ponte. São elas as letras A, E e O.
No caso dos verbos, servem paraindicar a qual das três conjugações tal verbo pertence: A (primeira conjugação), E ou O (segunda conjugação) e I (terceira conjugação).
TEMA – quando juntamos o radical à vogal temática formamos o tema da palavra.
AFIXOS – quando uma palavra é formada por processo de derivação ela recebe uma partícula a mais no início, no meio ou no fim da mesma. Essas partículas são chamadas de afixos, edependendo do local onde se encontram na palavra são denominadas diferentemente.
Existem, pois, três tipos de AFIXOS: o prefixo (que aparece no início da palavra), o infixo (que fica no meio da palavra) e o sufixo (que aparece no final da palavra).
É importante diferenciar que os afixos não servem para flexionar a palavra, mas para formar uma nova palavra ao serem acrescentado. As desinências, por suavez, não formam uma nova palavra, mas flexionam aquela que já existe para gerar uma concordância com o restante das palavras a ela relacionadas.
http://www.infoescola.com/portugues/morfemas/
Em morfologia, um morfema (gramatical) é um monema dependente, isto é, o fragmento mínimo capaz de expressar significado ou a menor unidade significativa que se pode identificar.
As palavras, ao contráriodo que pode parecer, não correspondem às menores unidades gramaticais da língua. Uma palavra como infelicidade, por exemplo, resulta da combinação de três elementos menores:
1. o prefixo In
2. o radical Felic-
3. o sufixo -idade
Cada um desses elementos é um morfema da língua portuguesa, e nenhum deles pode ser fragmentado, do ponto de vista morfológico: todos são unidades mínimas do ponto devista da linguistica estrutural. Cada um desses morfemas é usado para construir outras palavras. Por exemplo, o prefixo in- ocorre também em "infeliz", "indistinto", "involuntário" e "insatisfeito"; o tema feliz aparece também "felicidade", "felizmente", "infelicitar" e "felizardo"; e o sufixo –idade ocorre também em "velocidade", "castidade", "maioridade" e "habilidade". Com isso, cada morfema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Morfemas
  • Morfemas
  • Morfemas
  • Morfemas
  • Morfema
  • Morfemas
  • Morfemas
  • Morfemas e Fonemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!