Morfemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos
de Morfemas

-Radical
-Afixos
-Vogal Temática

Introdução:
Este trabalho possui como principal objetivo conceituar morfemas presentes na Língua Portuguesa. Iremos enfocar principalmente nosRadicais, Afixos e Vogais Temáticas. Mostrando suas funções dentro das palavras Chama-se morfema a unidade mínima significativa ou dotada de significado que integra a palavra.

Dados de Identificação:Escola: E.M.E.F. Nossa Senhora das Graças
Data: 30/03/12
Disciplina: Língua Portuguesa
Nomes: Lucia Porto de Godoy, Taís Leite, Andressa M. Lucas.
Turma: 81

Radical
O radical é a parte da palavraresponsável por sua significação principal. Aquilo que permanece intacto, quando a palavra for modificada.
Observe as seguintes palavras:
Escol-a
Escol-ar
Escol-arização 
Escol-arizarSub-escol-arização 

Há um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: -escol-. É esse morfema comum – o radical – que faz com que as consideremos palavras de uma mesma família de significação.
Obs: Em setratando de verbos, descobre-se o radical, retirando-se a terminação AR, ER ou IR.

Afixos

Como vimos, o acréscimo do morfema –ar cria uma nova palavra a partir de –escola. De maneira semelhante, oacréscimo do morfema –arização criou escolarização. Esses morfemas recebem o nome de afixos. Os afixos são elementos que se juntam aos radicais para formação de novas palavras. Eles podem ser:
 
PREFIXOS –quando colocado antes do radical.

Exemplos:
Anticristão
Arcebispo
Refazer
Embarcou
Desconfortável

SUFIXOS – quando colocado depois do radical.

Exemplos:
Plantação
Livraria
Globalização
Prefixos esufixos, além de operar mudança de classe gramatical, são capazes de introduzir modificações de significado no radical a que são acrescentados. 
 
 
Vogal Temática
É essa vogal que permite a palavrade sofrer flexões e também indica a conjugação a que o verbo pertence. Sua função é ligar-se ao radical, constituindo o chamagddo tema. É ao tema (radical + vogal temática) que se acrescentam as...
tracking img