Morfema

Páginas: 3 (585 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2015
O que é um morfema?
Morfema é a menor partícula com significado existente de uma palavra, e que se reunida a um radical lhe confere um sentido diferente do anterior. Os morfemas podem serclassificados em dois grupos: Morfemas Gramaticais e Morfemas Lexicais.
Os morfemas gramaticais são aqueles que possuem um significado interno à sua estrutura, são os afixos, preposições, artigos, conjunçõese indicam gênero, número e tempo verbal da palavra. Por exemplo: Correr, Corrida, Corrimão. O morfema lexical Cor é invariável enquanto os morfemas gramaticais variam continuamente.
Os morfemaslexicais são aqueles aos quais recorrem todas as derivações da palavra. Por exemplo: Correr, Corrida, Corrimão. O morfema lexical destes vocábulos é Cor.
Tipos
Ainda podemos classificar os morfemas deuma palavra em seis tipos, são: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática. Vejamos cada um deles mais a fundo.

Desinência – A função da desinência é designar as variações de número,tempo e modo para verbos e para nomes as variações de número e gênero.
Nominais: indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) dos nomes.
alun-o  
aluno-salun-a 
aluna-s
Observação: só podemos falar em desinências nominais de gêneros e de números em palavras que admitem tais flexões, como nos exemplos acima. Em palavras como mesa, tribo, telefonema, porexemplo, não temos desinência nominal de gênero. Já em pires, lápis, ônibus não temos desinência nominal de número.
Verbais: indicam as flexões de número e pessoa e de modo e tempo dos verbos.
compr-ocompra-s
compra-mos
compra-is
compra-m
compra-va
compra-va-s



A desinência "-o", presente em "am-o", é uma desinência número-pessoal, pois indica que o verbo está na primeira pessoa dosingular; "-va", de "ama-va", é desinência modo-temporal: caracteriza uma forma verbal do pretérito imperfeito do indicativo, na 1ª conjugação.
Radical – Radical é a parte que se repete em quase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Morfemas
  • Morfemas
  • Morfemas
  • Morfemas
  • morfemas
  • Morfemas
  • Morfemas
  • Morfemas e Fonemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!