Mordomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Mordomia da Criação
Texto Básico: Gênesis 2:15; 1:26
INTRODUÇÃO:

Os meios de comunicação tem incansavelmente noticiado matérias relacionadas ao desmatamento, à emissão de gases poluentes, pelas fabricas e automóveis, derretimentos das geleiras, e mudanças climáticas assustadoras o que é causa e efeito do aquecimento global, o qual tem sido tema de debates em diversos seguimentos dasociedade. O Greenpeace (ONG de ecologia), tem destaque mundial com suas manifestações publicas em defesa do planeta. Mas o que a igreja tem a dizer a esse respeito? O que se tem dito em relação ao cuidado com a natureza: plantas, animais e o homem. Nesta lição não nos estenderemos a falarmos sobre a criação no sentido lato da palavra, mas limitar-nos-emos a terra com seus habitantes.
I - DEUS É OCRIADOR DA TERRA (Sl 24:1).
1. Deus é o criador. - “No principio criou Deus [...] a terra”. Esta declaração que está registrada no livro de Gênesis, mostra-nos que Deus idealizou e criou planta e animal, bem como toda espécie de vida. Todas as coisas criadas foram feitas por intermédio de Cristo, Ele é o criador (Jo 1:3).
a) Deu forma - Deus no principio da criação é quem dá forma e preenche oplaneta. Neste processo podemos comparar a uma tarefa de um artesão, pois, “a terra era sem forma e vazia” (Gn 1:2). Após a modelagem Deus admira o que fez.
b) Deu nomes - Deu nome à porção seca de terra e o ajuntamento de águas chamou de mar (Gn 1:10). O homem é trazido por Deus para denominar os animais, tendo o homem o direito de participar no processo de formação do planeta com sua biodiversidade(Gn 2:19).
c) Deu Ordenou - Com o poder da palavra ele dá ordem para que: a terra, as águas e o homem produzissem e multiplicassem (Gn 1:11-12). Isto foi uma grande benção de Deus ao homem, bem como a toda criação.
2. Único proprietário de sua criação. - Há um pensamento errôneo que diz: “o mundo jaz no maligno, assim sendo não precisamos cuidar dele”; esta é uma mentira que tem influenciado amuitos cristãos hodiernos. A primeira parte da sentença é verdadeira e bíblica, entretanto o mundo que jaz no maligno (1 Jo 5:19) não é o planeta Terra, com o resto da criação, mas sim o sistema maligno que rege a humanidade. A Terra não pode ser de Deus e do Diabo, portanto Deus é seu único dono (Sl 24:1-2; 1 Co 10:26). A Terra é a Terra de Deus.
3. Todo o que Deus criou é perfeito e bom. - “Eviu Deus que era bom”. Um Deus que constrói com o cuidado de avaliar sua criação, não se sentiria contente em ver o fruto do seu trabalho, aquilo que ele julgou ser bom, sendo destruído pela ação do homem ou mesmo como conseqüência do pecado.
A natureza revela Deus, ela não é má, pois tudo o que Deus criou é perfeito e bom, não há maldade na matéria com diz Norman L. Geisler “O mundo físico não éum mal para ser rejeitado; é um bem para ser desfrutado”(). Desfrutar com responsabilidade, não como algo descartável ou que se tira proveitos a exemplo de um máquina que produz e, cessando sua vida útil joga-se no canto.



II – A TERRA FOI DADA AO HOMEM (Sl 115:16)
1. Adão no seu meio ambiente.
a) O que é meio ambiente - Meio ambiente é o lugar e suas condições que propiciam a existência eo desenvolvimento da vida. Assim sendo, meio ambiente não é apenas o lugar onde vivemos, mas um conjunto de fatores que envolvem lugar, condições e vida. Portanto, cuidar do meio ambiente é cuidar da vida.
b) Adão em seu habitat - Já sabemos que a Terra pertence a Deus e ele pode fazer o que quiser com ela. Na criação “plantou o Senhor Deus um jardim” e deu ao homem (o meio ambiente de Adão). Ohomem foi criado como o mordomo da criação, o maior da casa entre todos os animais.
2. Crescei, multiplicai, enchei a terra. - Deus deu uma ordem ao homem e esta ordem foi obedecida. O homem cresceu, multiplicou-se, encheu a terra, espalhou-se por todos os lugares do planeta. Com a expulsão do Jardim do Éden, Deus não eximiu o homem de sua responsabilidade de cuidar da terra. Ela foi dada ao...
tracking img