Roubos a condominios de luxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Neste trabalho discute-se a questão de roubos a condomínios de luxo no Estado de São Paulo.
Baseado em dados levantados no site da Secretaria de Segurança Pública e no site da Polícia Civil, em informações do DIPOL (Departamento de Inteligência da Polícia Civil), do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Sobre o Crime Organizado), mostraremos as circunstâncias em quepodem acontecer esse tipo de crime.
A questão dos roubos a condomínios passou a ser não somente caso de Polícia, mas também de debates acadêmicos entre consultores de segurança, síndicos e moradores, devido a grande sensação de insegurança e comoção que este crime causa na sociedade.
Este trabalho está dividido em três partes, sendo que na primeira esclareceremos os principais motivos do aumentodeste tipo de crime, na segunda parte os Modus Operandi das quadrilhas e por fim, na terceira, mostraremos dados estatísticos e o trabalho realizado pela Polícia para combater este tipo de quadrilha.


2 ROUBOS A CONDOMÍNIOS DE LUXO

2.1 A migração das quadrilhas: de roubos a bancos para condomínios de luxo


Morar em condomínios fechados de casas ou de apartamentos sempre foi sinônimo desegurança e tranquilidade, atualmente, condomínios fechados de alto e médio padrão investem milhões em segurança privada, como por exemplo, câmeras, alarmes, blindagens, empresas de segurança e portões automáticos, mas mesmo com todo esse aparato os bandidos não se intimidam. Esses tipos de condomínios são os principais alvos das quadrilhas, as quais estão constantemente buscando maneiras deludibriar todo esquema de segurança para praticar roubos sem serem presos.
Estas quadrilhas tinham como foco principal agências bancárias, porém com os altos investimentos em segurança que os bancos tiveram nesses últimos tempos, as quadrilhas começaram a migrar para outros tipos de delitos, entre eles os roubos a condomínios.
As quadrilhas, geralmente, se aproveitam de brechas nos sistemas desegurança, como uso de carros clonados, disfarces de funcionários de companhias de serviços, falhas no circuito interno de câmeras, e principalmente na falha humana, ou seja, falta de treinamento dos porteiros, e também pelos descumprimentos das regras internas pelos condôminos e bem como, informações privilegiadas de funcionários ou ex-funcionários.
Em nada adianta os condomínios investirem milhões emsistemas de segurança sem que seus colaboradores estejam qualificados suficientemente para os métodos implantados e sem que os próprios condôminos respeitem as regras impostas, todos devem estar em sintonia e trabalharem em conjunto para manter o condomínio seguro.


2.2 Modus Operandi


As quadrilhas quase sempre se utilizam de informações privilegiadas vindas de dentro dos próprioscondomínios, sendo assim, já atuam com alvos certos, sabendo quais casas ou apartamentos contém jóias, dinheiros e eletroeletrônicos, por isso, nem sempre todas as moradias são roubadas. (FERRARI, 2012). Normalmente, quando os bandidos não conseguem atingir o seu alvo, praticam os chamados arrastões, ou seja, roubam tudo o que podem dos outros moradores.
As quadrilhas que praticam roubos a condomínios deluxo são dotadas de toda infraestrutura e possuem acesso às informações passadas de dentro dos condomínios, por funcionários, visitantes, ou até mesmo por meio de monitoramento dos condôminos, sendo assim, buscam a melhor maneira de entrar sem alarmar os moradores, funcionários e vizinhos para que não avisem a polícia.
Segundo o delegado Mauro Fachini (2012) titular da Delegacia de Roubos acondomínios da Capital, as quadrilhas agem em grupos grandes, possuem de 7 a 10 integrantes e um grande poder bélico, na maioria dos casos agem quando os moradores chegam ou saem para trabalhar, os horários de maior incidência está entre às 18hs e 6hs, e também nos finais de semana normais ou prolongados.
Normalmente, os bandidos entram nos condomínios pela entrada principal ou pela garagem e se...
tracking img