Moradores de rua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre Mendigos e Moradores de Rua

Neste domingo , dia 14 de junho , li no jornal de minha preferência a seguinte reportagem : Curitiba ao Relento , que falava sobre a situação dos mendigosmoradores de rua da cidade . O artigo mostrou que muitos indigentes se recusam a entrar na “van”
do resgate social , porque ficam livres para beber e usar substâncias ilícitas . Porém a mesma reportagemrevelou , também , a denúncia de muitos deles de que existe tráfico de droga e falta de higiene nos albergues públicos .
Como trabalhei no comércio por muito tempo tive a oportunidade de conhecermuitos mendigos e moradores de rua pessoalmente . Observando o comportamento deles , constatei que a maioria sofre de transtornos mentais graves , que vão muito mais além de alcoolismo e dependênciaquímica . O problema é que muitos políticos torcem o nariz para o internamento em clínicas psiquiátricas de pessoas com problemas mentais sendo elas moradoras de rua , ou , não .
Em 2007 eu sempreobservava , na Praça Rui Barbosa , uma moradora de rua que discursava em público . Suas palavras eram repletas de coerência e inteligência . No mesmo ano arranjei emprego em uma loja no centro de Curitiba. Um certo dia esta mendiga entrou neste estabelecimento e começou a discursar . Como o vigia não estava presente , a gerente ordenou aos funcionários para que não fizessem nada contra esta mulher. Quando meu expediente acabou , a moradora de rua sentou – se na calçada e eu resolvi conversar com ela . Esta senhora disse – me que foi casada , teve filhos e trabalhou como professora durantemuito tempo . Mas por ter sofrido estupro e incompreensão da família por causa disto notou que sua vida não tinha mais sentido . Fiquei assustada quando a mulher mostrou – me um documento , dos anossetenta , comprovando que ela foi professora universitária .
No ano de 2008 fui trabalhar em outra loja do centro de Curitiba . Lá vários moradores de rua entravam para pedir esmolas ao proprietário...
tracking img