Montar uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS – UNI-ANHANGUERA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
NÚCLEO DE GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO DO BRASIL

Orientador:
Prof. Ms. Rodrigo Barbosa Campos

DEZEMBRO DE 2010
O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL

Rossi Neide Ferreira Pires,
Rodrigo Barbosa Campos²

RESUMO

Com a globalização demercados, o sucesso de uma empresa, principalmente no agronegócio, depende cada vez mais da inter-relação entre fornecedores, produtores de matéria prima, processadores e distribuidores. A divisão tradicional entre indústria, serviço e agricultura inadequada. O conceito de agronegócio representa o enfoque moderno que considera todas as empresas que produzem, processam, e distribuem produtosagropecuários.
O agronegócio brasileiro é responsável por cerca de 1/3 do produto interno bruto do Brasil, empregando 38% da mão de obra e sendo responsável por 36% das nossas importações. É o setor mais importante da nossa economia.
Os profissionais que atuam hoje no agronegócio são muito importantes. Entretanto, existe uma demanda crescente e urgente por profissionais que passam a atuar em toda a cadeiaindustrial, permitindo aumentar a eficiência do mercado de insumos agropecuários, produção agropecuária, processamento industrial e distribuição.
Portanto, a formação dos profissionais do Agronegócio envolve capacitação em economia, mercado, finanças, administração, contabilidade e pesquisa operacional, além de aplicações práticas modernas de gerenciamento e controle do Agronegócio.
O Brasil é umdos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas.
Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro se desenvolveu numa velocidade muito alta, em virtude da moderna tecnologia voltada para o setor. Esta atividade tomou dimensão tão grande que tem caminhado para se tornar a principal atividadeeconômica do país. Com esse desenvolvimento, o setor contribui para baixar a taxa de desemprego, em conseqüência melhorar as condições de vida da população, conciliando o desenvolvimento econômico com o social. (SILVA, 2008)

1 - INTRODUÇÃO
Moderno, eficiente e competitivo,o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera, segura e rentável. Com um clima diversificado, chuvas regulares, energiasolar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados.
Esses fatores fazem do país um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas. O agronegócio é hoje a principal locomotiva daeconomia brasileira e responde por um em cada três reais gerados no país.

2 - CONCEITO DE AGRONEGÓCIO
É a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, as atividades de produção nas unidades agrícolas, o armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles (DAVIS e GOLDBERG, 1957 p. 102).

3 - OBJETIVO
Este trabalho tem oobjetivo de expor a atividade agrícola brasileira, principais produtos cultivados, os procedimentos adotados pelos agricultores para os diversos tipos de produtos, modo de contabilização desde a idéia de compra da semente até a colheita.

4 - MODERNIZAÇÃO
O bom desempenho das exportações do setor e a oferta crescente de empregos na cadeia produtiva não podem ser atribuídos apenas à vocaçãoagropecuária brasileira. O desenvolvimento científico-tecnológico e a modernização da atividade rural, obtidos por intermédio de pesquisas e da expansão da indústria de máquinas e implementos, contribuíram igualmente para transformar o país numa das mais respeitáveis plataformas mundiais do agronegócio. A adoção de programas de sanidade animal e vegetal, garantindo a produção de alimentos...
tracking img