Como montar uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como montar uma empresa[->0]
É relativamente fácil dar uma “receita pronta” ensinando como montar uma empresa. Na verdade existem muitas por aí. Até boas, pode-se dizer.
Porém, antes de montar uma empresa, há diversos fatores que devem ser considerados. Inclusive – e talvez o mais importante deles – a viabilidade de se montar uma determinada empresa. Sim, porque se você fizer tudo direitoantes de montar qualquer coisa, talvez chegue à conclusão que não deveria montar nada. Como não montar uma empresa Vou citar um caso, para exemplificar. Conheci uma pessoa há muitos anos, que desejava montar uma loja de parafusos.
· Nenhum problema aí. Pode ser um bom negócio. Mas no caso desta pessoa não era.Ele não tinha capital, iria iniciar com meia dúzia de itens
· A cidade era pequena demaispara se montar um negócio tão específico
· Ele não tinha a menor idéia de quais itens seriam ideais para começar
Em apenas dez minutos de conversa, eu já sabia que aquilo tinha tudo para dar errado. Tentei argumentar, mas não adiantou. Ele abriu sua “loja” assim mesmo. Repare que somente os três itens acima mencionados já era mais que suficientes para fazê-lo desistir. Resultado: após algunsmeses o homem não tinha dinheiro para comprar sequer um parafuso. E continuava com quase tudo que havia comprado para começar.
Melhor faria ele se comprasse alguns itens no atacado e tentasse vender de porta em porta. Ou algo assim. Não teria perdido o pouco dinheiro que tinha. Ele estava iludido. Teve um sonho e achou que poderia realizá-lo.


O que fazer antes de montar uma empresa
Portanto,a primeira coisa a fazer é colocar os pés no chão e responder algumas perguntas:
O negócio é viável? Há procura da mercadoria ou serviço?
Você tem uma idéia da fatia de mercado que lhe pode caber?
Você pode igualar seus preços com os da concorrência?
Sabe como e quantos clientes pode trazer para seu negócio?
Você sabe quanto e em quê vai gastar para montar a empresa?
Sabe quanto tempo irádemorar para que a empresa pague suas próprias contas?
Você tem o capital para iniciar e bancar pelo menos seis meses sem faturamento ou com faturamento baixo?
Eu poderia estender muito mais esta lista. Mas tenho certeza que as perguntas acima, uma vez respondidas com honestidade, lhe darão uma boa noção de como montar uma empresa. Ou como não montar…
Como montar uma empresa com segurança
Masvamos explicar mais um pouco. O item número um, por exemplo. Você precisa ter absoluta certeza de que há mercado para aquilo que você quer vender. Ou seja, um número suficiente de pessoas que já compram ou que você sabe que irão comprar aquele produto ou serviço. Já vi gente quebrar a cara, por achar que um determinado produto iria vender muito, porque ninguém estava vendendo. Ora, se ninguém estávendendo, a probabilidade é que o produto não interesse, não tenha mercado. A menos que você tenha descoberto uma mosca branca.
Muito bem. você decidiu que o negócio é viável. Agora precisa saber que fatia do mercado pode lhe caber. com quem você vai concorrer? Montar uma empresa pequena para concorrer com uma enorme multinacional geralmente é apenas suicídio. Se há pequenas empresas no setor, evocê conseguir competir com elas em preço e qualidade – principalmente – é possível que tenha sucesso.
Legal, você vai indo bem. Já sabe para quem vai vender? Quer ter sucesso? Pesquise e tente conquistar clientes potenciais antes de montar uma empresa. Negócios que dão certo rapidamente, em muitos casos se devem a isso. O empresário já sabia para quem vender. Nada de montar o negócio e “depoisver o que se faz”.
Você tem recursos financeiros para montar uma empresa?
Se estiver tudo certo até aqui, você quase já sabe como montar uma empresa. E os gastos? Planejou tudo direitinho? Colocou tudo no papel, nos mínimos detalhes? Não? então faça isso. Antes de abrir a empresa, claro. Você deve saber exatamente quanto vai gastar. E mais: nada de contar com o “dinheiro que vai entrar”. Por...
tracking img