Monopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MONOPÓLIO

OBS: Primeira parte

As causas e hipóteses de monopólio:

O monopólio faz parte de uma estrutura que há apenas um produtor no mercado, as principais causas apontadas são:
1. Um único produtor: Propriedade exclusiva de matérias-primas ou de técnicas de produção, ou seja, uma única empresa do lado da oferta;

2. Produtos sem substitutos próximos: Patentes sobre produtosou processos de produção.

Trata-se de uma proteção legal para uso exclusivo do produto que a empresa desenvolveu, permitindo a recuperação dos investimentos assumidos e fomentando a inovação (exemplo: indústria farmacêutica);

3. Barreiras a entrada: Licença governamental ou imposição de barreiras comerciais para excluir competidores, especialmente estrangeiros;

4. Maximização delucro: O caso do monopólio natural quando o mercado não suporta mais do que uma única empresa, pois a tecnologia de produção impõe que a operação eficiente tenha economias de escala substanciais.

OBS Segunda parte:
O equilíbrio no monopólio:

O modelo teórico do monopólio supõe uma única empresa dominando o mercado.
O consumidor não tem outra opção senão comprar do monopolista.
Estepoder de mercado absoluto permite que o monopolista opere sempre com os lucros extraordinários, isto é, impor uma margem (markup) sobre os custos marginais.

O monopolista, pela condição de maximização só vai operar na região onde a demanda for elástica para que tenha garantido P>CMg.

Gráfico: O equilíbrio do monopolista. Monopólio com uma curva de demanda linear: a produção maximiza oslucros do monopolista ocorre onde a receita marginal se iguala as custo marginal.

O monopolista operara em grau de utilização ótimo, (CMe mínimo), subótimo e acima de ótimo.

Operar em condição subótimas significa ter excesso de capacidade. O mercado muito pequeno para o tamanho da planta, não permite que ela se expanda até o ponto de CMe mínimo.

O monopolista operara no tamanho ótimo (CMemínimo) se o tamanho do mercado for suficientemente grande para permitir que este nível de produção seja aquele de capacidade plena.

O monopolista não esta obrigado a operar no ponto ótimo, e se ele trabalhar neste ponto nada garantirá que ele receba um lucro extraordinário já que o preço será maior do que em competição perfeita e a quantidade vendida seja menor.
Entramos ai no ponto deineficiência do monopólio.

Terceira parte:

A ineficiência do monopólio:

As empresas que operam em competição perfeita maximizam o lucro no ponto onde o preço é igual ao custo marginal (P=RMg=CMg ). O monopólio maximiza o lucro quando a receita marginal é igual ao custo marginal.
O preço será mais alto e a produção será menor no monopólio em competição perfeita.
O gráfico mostra as variações noexcedente do produtor e do consumidor em conseqüência da mudança da produção do monopólio para competição perfeita.
Podemos notar três regiões no gráfico.
A região A representa a diminuição do excedente do monopolista pelo preço mais baixo nas unidades que Le já vendia.
A região C representa o ganho do monopolista devido às unidades extras que Le vende, devido ao preço menor.
A região Brepresenta o excedente que os consumidores ganham com as unidades extras que são vendidas.
A área B + C expressa o aumento no excedente: o valor que os produtores e consumidores atribuem para a produção extra que entra no mercado em função da diminuição do preço.
No entanto, esse poder de mercado é limitado, dado que o monopolista está sujeito à curva da procura. Significa então que a função procuraque o monopolista enfrenta corresponde à função procura de mercado. Dado que a função procura é negativamente inclinada, então o monopolista enfrenta uma relação inversa entre o preço e a quantidade: quanto mais elevado for o preço, menor a quantidade que os consumidores estão dispostos a adquirir (e vice-versa).

Quarta parte:

Discriminação de preços:

O poder do monopolista permite que...
tracking img