Monopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MONOPÓLIO

Monopólio pode ser definido como oposto da concorrência perfeita, a existência de apenas uma empresa, de certa marca ou produto que domina o mercado, o poder do monopólio fica reduzidoquanto a fixação de preços. Assim ele se baseia pela unicidade do produto, pela insubstitutibilidade do produto e por intransponíveis barreiras de entrada. O monopólio pode determinar qual arentabilidade desejada, estabelecer combinação de preço-quantidade.
Existem desta forma três critérios para configuração de um monopólio:
CRITERIO TÉCNICO: patentes resultantes de pesquisas e desenvolvimentode produtos podendo conduzir a monopolia.
CRITÉRIO ESTRUTURAL: podem surgir não de patentes ou direitos exclusivos de exploração reconhecidos e concedidos mas de razões estruturais.
CRITÉRIO LEGAL:podem também se estabelecer sob a proteção de disposições legais, que nem sempre se justificam por razões técnicas ou naturais.
Assim com esses três critérios, definem-se quatro categorias demonopólios:
* Monopólios Patenteados
* Monopólios Naturais
* Monopólios Legais
* Monopólios por Coalizões
O monopolista define o preço para seu produto, de tal forma que lhe proporciona omáximo de excesso de receitas sobre os custos, ele tem poder de mercado para ganhar mais vendendo a preços mais altos, elevados. Como o monopolista tem o mercado em suas mãos, ele se movimenta ao longo dacurva de procura, definindo-se por um preço que maximize lucros, resultantes da maior distancia possíveis entre receitas e custos totais.
A empresa procurara operar no ponto em que seus lucros sejammaximizados, ele estará interessado em determinar o nível de produção e de oferta que lhe possibilite os mais altos resultados possíveis. Devido da procura dirigida a seu produto, a empresamonopolista tem facilidade para escapar de combinações de preços e quantidade que impliquem resultados negativos, que porque os preços são baixos e não ressarci a totalidade dos custos, que são muitos...
tracking img