Analise dos mercados consumidores

ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES E DO COMPORTAMENTO DE COMPRA
O propósito do marketing é satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes alvo. O campo do comportamento do consumidor estudacomo as pessoas, grupos e organizações, organizam, selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.

UM MODELO DECOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A tarefa do profissional de marketing é entender o que acontece no consciente do comprador entre a chegada do estimulo externo a decisão de compra.
OS PRINCIPAIS FATORESQUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA
O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Os fatores culturais exercem a maior e maisprofunda influência.
1. Fatores culturais
Cultura, subcultura e classe social são fatores particularmente importantes no comportamento de compra.

2.2 Cultura: è o principaldeterminante do comportamento e dos desejos da pessoa.
2.3 Subcultura: cada cultura é constituída por subculturas, que fornecem identificação e socialização mais específicas para seus membros.
2.4Classe social: são divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade. Elas são hierarquicamente ordenadas e seus integrantes possuem valores, interesses e comportamento similares.2. Fatores sociais
Além dos fatores culturais, o comportamento do consumidor é influenciado por fatores sociais, como grupos de referencia, família, papeis sociais e status.

2.1 Grupos dereferência: São aqueles que exercem alguma influencia direta (face a face) ou indireta sobre as atitudes ou o comportamento dessa pessoa. Os grupos que exercem influencia direta sobre uma pessoa são chamadosgrupos de afinidade.

2.2Familia: A família é a mais importante organização de compra de produtos de consumo na sociedade e tem sido exaustivamente estudada. Os membros da família constituem o...
tracking img