Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Os olhos com que revejo já não são os olhos com que vi” PAULO FR
Iniciei a minha vida profissional na rede estadual da Bahia em 1985. Fiz magistério e não tinha nenhuma formação na área daeducação especial quando recebi um aluno deficiente auditivo chamado Maciel, seis anos, para freqüentar a pré escola ( o nome das pessoas serão mudados para preservar a identidades das mesmas) . Estou dandoenfoque ao tempo por compreender que esta historia de inclusão já vem sendo discutida desde então, mas pouco mudou, muita coisa ainda precisa ser feita e discutida.
Naquele tempo seguindo umametodologia exageradamente tradicional, me vi em dificuldades. O aluno em discussão era uma pintura e uma figura (muito carinhoso e peralta) usava aparelho auditivo nos dois ouvidos, não articulava aspalavras (somente os sons) .
Alem dele tinha mais 31 alunos para direcionar minha atenção. Uma das metas propostos, para ele seria ensinar a pronuncia das palavras, alem da convivência social com osoutros colegas e universo que mais lhe trouxesse aprendizagem. Na verdade ele freqüentava uma escola especial e suas aptidões eram bem desenvolvidas para o plano de aula que eu tinha ( noções deespaço, tamanho, cores, formas, etc) o meu trabalho seria de transformar estas informações adquiridas na escola especial para o convivência normal, alem da pronuncia das palavras.
Tínhamos muitasembaraços de comunicação, ele falava na língua de sinais e eu não entendia, a mãe ajudava a entender os mesmos ,e aos poucos fui inventando opções de nos entender sem a ajuda constante dela, geralmente euapontava e falava,ele apontava e fazia os sinais correspondentes.
Por ser uma criança hiperativa eu não conseguia dar conta da atenção que ele merecia sem deixar os outros 31 de fora, ele chamava muitoa atenção para si e os outros ficava, um pouco estressados com suas peraltices. Cheguei a fazer reunião de pais para abrandar as reclamações e tentar encontrar desfecho para os problemas.
Em...
tracking img