Estruturas em madeira rio braco acre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos algumas estruturas que foram construídas tendo a madeira como elemento principal. A madeira tem uma técnica especial para sua construção e hoje para sua execução bem feita é necessário que os operários desenvolvam um bom trabalho, já que é um produto caro e cada vez mais escasso no mercado. Apresentaremos algumas estruturas em madeira que hoje sãotombadas pelo patrimônio histórico e na qual foram revitalizados priorizando o sistema de madeiramento. Veremos a seguir prédios que foram revitalizados ou restaurados e também executados atividades de restauração em algumas partes e foi priorizada a madeira como elemento seja estrutural ou de estética no desenvolvimento do projeto.

1 SBORBA
A SBORBA - Sociedade Beneficente Operária de RioBranco-Acre - foi fundada em 7 de julho de 1948 por pedreiros, carpinteiros, ferreiros, mecânicos e demais trabalhadores avulsos que prestavam serviços em obras do Governo. A SBORBA foi fundada com o propósito de propiciar lazer aos operários discriminados nos clubes da “Sociedade” acreana, como a TENTAMEN e Rio Branco. Hoje ela tem 63 anos de existência. Já foi clube da elite de Rio Branco e assuas reuniões dançantes receberam a fina flor da sociedade. Fundado por José Barbosa Veras e Edmundo Carvalho da Silva. O prédio está sob os cuidados da Fundação Elias Mansour.
A Sociedade Beneficente Operária de Rio Branco –Acre teve o início de seu tombamento no ano de 2009, pelo então Governador Arnóbio Marques de Almeida Júnior, que considerando toda a relevância histórica e cultural bem comosob análise de que bens de valores arquitetônicos e que represente épocas e estilos podem ser tombados, este passa a integrar o Patrimônio Histórico e Artístico do Acre.
A estrutura teve obras de restauração e revitalização e de forma geral foi respeitada sendo introduzidos alguns pontos para melhoria, mas o coreto elevado e suas estruturas laterais bem como as aberturas de janelas e a ideia dobar ao fundo foram respeitados. Foram realizados serviços de revitalização da fachada original, onde se destaca em alto relevo o nome Sborba; recuperação do forro original e do salão de dança, a bilheteria, o mezanino e o bar.
Veremos nas imagens a seguir, algumas imagens do prédio após a revitalização. Na revitalização deste prédio foram consideradas algumas questões pertinentes, como porexemplo, a não implantação de condicionadores de ar, por questões financeiras. Foi inserido então além das várias janelas que já era características um sistema de ventilação.
A SBORBA já foi lugar um lugar bem eclético, já serviu pra ministrar aulas, vários tipos de cursos e utilizado para festas e também para homenagens. Se observarmos as imagens abaixo, os batentes laterais foram retirados para queo prédio se tornasse mais acessível. Porém a ideia de divisão central permaneceu, porém, antes era de ladrilho hidráulico e na revitalização foi priorizado o piso de madeira. Em dezembro de 2009 o governador Binho Marques entregou revitalizada a sede da Sociedade Beneficente dos operários de Rio Branco – SBORBA.

Imagem 1: Interior da SBORBA. Detalhe das divisórias das salas de aula.
Data:Década de 60
Acervo: Fernando Francisco de Souza
Acervo Digital: Deptº de Patrimônio Histórico e Cultural – FEM

Imagem 2: Salão de festas antes da revitalização
(Foto: Sergio Vale/Secom)
Matéria de Edmilson Ferreira em 07-Fev-2009 www.agencia.ac.gov.br



Imagem 3: Salão de festa da SBORBA após a revitalização em madeira (Foto: Emiliana Dantas)

Imagem 4: Salão de festa da SBORBA após arevitalização. (Foto: Emiliana Dantas)
Revitalização das laterais e restauração do mesanino



Imagem 5: Forro após revitalização

Imagem 6: Forro. Sistema de ventilação. Parte interna (Foto: Emiliana Dantas)

Imagem 7: Cobertura. Sistema de ventilação. Parte externa. Detalhe em madeira.
(Foto: Emiliana Dantas)

Imagem 8: Sistema de ventilação e recuperação do forro original em...
tracking img