Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Universidade brasileira e o ensino das literaturas de língua portuguesa
REGINA ZILBERMAN, IN
Crítica do tempo presente. Porto Alegre: Nova Prova, 2007

O modelo de ensinar literatura no Brasil
O estudo das literaturas brasileiras e portuguesas foi transplantado para as universidades, através dos cursos de Letras, a partir da década de 30 do século XX; As Faculdades de Letras “não chegam aalterararem seu programa de estudo das literaturas vernáculas, caracterizado por:

“Preferência pela perspectiva historicista, fundamentada em eixo cronológico progressivo, que narra as origens de cada literatura e suas transformações ao longo do tempo; O presente aparece, seguidamente, como o ponto de chegada de uma evolução ascendente, de modo que a atualidade é tida como resultado contínuoaperfeiçoamento; Mesmo quando invertido o vetor cronológico, fazendo-o caminhar do hoje para o ontem, o ângulo de avaliação não se altera, afirmando-se depois como superior ao antes”;

“Divisão das literaturas conforme as nacionalidades, separando-se a literatura portuguesa e a literatura brasileira enquanto entidades diversa e, às vezes, até opostas. Resultado do enfoque nacionalistapredominante na ideologia do século XIX, a adoção dessa ótica faz com que a produção literária oriunda de Portugal se confunda com o imperialismo e o colonialismo que marcaram a administração lusitana durante o período anterior à independência política”.

Contam-se entre os resultados da perspectiva adotada:
a) “isolamento de duas tradições literárias, a

portuguesa e a brasileira, apesar de elaspertencerem a um tronco comum; b) Marginalização da produção originária das novas nações africanas e da Ásia; ou pelo contrário, consideração de modo isolado ou fragmentando das manifestações literárias nacionais emanadas dos países africanos ou orientais em língua portuguesa”.

Proposta de estudo visa reconhecer:
a) A unidade entre os escritores que se

expressam em língua portuguesa, formaçãocomum, leitura mútua; b) A história das nações falantes da língua portuguesa também apresenta pontos de aproximação em decorrência da circulação das mercadorias;

O conhecimento da literatura como processo infinito:
“Não apenas porque o leitor depara-se com obras precedentes mas também porque ele busca obras do passado que se atualizam pro força de sua leitura, e igualmente porque obras lidasrevelam aspectos inusitados a cada retomada. O estudo da literatura baseado apenas na historiografia joga para trás tudo o que veio antes, qualificado como antigo, ultrapassado ou velho. Confundindo atualidade com novidade, não estimula a redescoberta do já estudado, porque não consegue situá-lo em paradigmas diversos dos previamente estabelecidos”

Proposta de ensino das literatura de línguaportuguesa:
“O conteúdo pode ser dividido em bimestres, semestres ou em níveis; 2. Cada uma dessas unidades elege um tema caracterizador, a partir do qual se explicitam tópicos possíveis para desenvolvimento, examinados em relação às obras literárias e não literárias; 3. Uma bibliografia de apoio ajuda professor e aluno a aprofundar-se na exploração do tema e dos textos, consolidando oconhecimento obtido.”
1.

Primeiro nível elege o tema “Viagem, Natureza e Novo Mundo”
Ementa: Viagem, natureza e Novo Mundo nas literatura de língua portuguesa. As grandes navegações do século XVI. A formação do novo mundo português na América e na África. As grandezas do Brasil através da literatura dos jesuítas e cronistas. O imaginário português na América e na África. Viagem e o Novo Mundo naliteratura em língua portuguesa contemporânea. O cinema e a música popular diante do tema da viagem e dos descobrimentos.

Identidade e etnias
Ementa: “A expressão da identidade e da representação das etnias nas literaturas de língua portuguesa. Independência e originalidade. O Romantismo e a representação da diversidade étnica. Indianismo e crioulismos. A contribuição cultural dos diferentes...
tracking img