Monografia hiperatividade em sala de aula

SUMÁRIO
RESUMO

Pretendemos neste trabalho analisar a questão da hiperatividade dentro do contexto escolar, apresentando estratégias para os profissionais da educação de como lidar com o alunocom TDA/H. Atualmente fala-se muito sobre a hiperatividade, porém, como profissional da educação percebo que muitos professores têm muitas dúvidas de como identificar e, principalmente, como trabalharde maneira adequada com o aluno com TDA/H. Antes de aprender a lidar com o aluno hiperativo, (com ou sem TDA) é preciso entender como funciona esse transtorno. Quebrar paradigmas e entender quehiperatividade é um transtorno e não uma doença e que pode ser controlado principalmente com a ajuda do professor em sala de aula, será uma ferramenta extremamente útil para o educador e principalmentepara o aluno TDA/H.

INTRODUÇÃO

O presente estudo aborda a hiperatividade dentro do contexto escolar. Esta manifestação comportamental é uma psicopatologia denominada de Transtorno do Déficit deAtenção com ou sem Hiperatividade, que atinge acrianças, adolescentes e que pode continuar na adultidade.
Os objetivos deste trabalho são chamar a atenção dos profissionais da educação para o temae compartilhar com todos os interessados as descobertas sobre a hiperatividade.
Neste trabalho vamos demonstrar os principais problemas enfrentados pela criança portadora do transtorno, dentrodaquele que é seu maior desafio, a realidade escolar. A análise desta convivência foi feita através de fontes bibliográficas.
A importância do presente estudo justifica-se no grande volume de pesquisase estudos publicados nos últimos anos sobre o tema e nas estatísticas que revelam que 3 a 5% das crianças em idade escolar são portadores do transtorno, segundo a Associação Brasileira de Déficit deAtenção (ABDA).
Por tais razões o primeiro capítulo apresenta as informações sobre a posição cientifica e as tendências atuais relativas à causa, evolução, avaliação e prognósticos de crianças...