Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE INTERDICIPLINAR



Sumário

1. Introdução
1.1 Impostos cumulativos
1.1.1 Imposto não-cumulativo
1.1.2 Inventário Periódico
1.1.3 Inventário Permanente
1.1.4 Avaliação de estoques
1.1.5 Aplicação Financeira
1.1.6 Impostos não cumulativos características e diferenças entre impostos cumulativos e não cumulativos
1.1.7 Vantagens e desvantagens 
1.1.8Princípio da Entidade
1.1.9 Princípio da Continuidade
1.1.10 Princípio da Oportunidade
1.1.11 Princípio do Registro pelo Valor Original
1.1.12 Princípio da Atualização Monetária
1.1.13 Princípio da Competência
1.2 Conclusão
1.3 Referencias



1. Introdução

O ambiente mundial vem passando por modificações profundas no quediz respeito aos aspectos social e econômico. Neste cenário de competição global, as empresas são compelidas a adotar sistematicamente novos métodos de trabalho que possam aumentar a sua competitividade e, assim, fazer frente a uma concorrência cada vez mais acirrada. O aspecto da competição entre as empresas, conduz a novas abordagens de produção, tecnologia, técnicas operacionais. O enfoque destetrabalho se destina a explanar uma das técnicas administrativas que possa reduzir drasticamente as despesas de diversas áreas da empresa.
Para tanto se escolheu abordar um tema de importância reconhecida em todos os meios empresariais, o “Ferramentas Financeiras e Tributos”, demonstrando uma metodologia de elaboração e os possíveis impactos no resultado das empresas, em virtude dafalta de planejamento, tendo como foco principal vários temas, sendo eles; Planejamento Financeiro, Orçamento Empresarial, Demonstrações Contábeis, Estatística Aplicada e Aspectos Jurídicos
Desse modo, procurou-se explanar partindo de uma teoria básica utilizada para a elaboração de um sistema, visando uma considerável redução no nível de gastos de uma empresa, independente do ramo deatividade a que ela pertença.
Esse trabalho aqui apresentado tem como objetivo, além de demonstrar toda uma
metodologia de Planejamento, Orçamento e outros assuntos aqui citados, que é possível através de um sistema bem planejado e estruturado, obter um razoável retorno nos resultados, obtendo maior receita do que gastos.

Maravilha2011

1.1 Impostos cumulativos

Impostos cumulativos é o tributo que incide em mais de uma etapa de circulação de mercadorias sem que na posterior possa ser abatido ou compensado o montante pago na etapa anterior. Exemplos clássicos de tributos cumulativos: PIS, COFINS, CPMF. Os tributos. Imposto não-cumulativos é aquele cujo montante pago numa etapa de circulação de mercadoria pode serabatido do montante devido em etapa seguinte. Exemplos brasileiros: ICMS e IPI. Observação: atualmente os tributos PIS e COFINS também podem ser não-cumulativos de acordo com a opção do contribuinte, se pelo regime de lucro real ou presumido. Base legal: arts. 153, § 3º, II e art. 155, II, da Constituição Federal de 1988.
Imposto cumulativo é um imposto ou tributo que incide em todas asetapas intermediárias do processo produtivo ou de comercialização de determinado bem, inclusive sobre o próprio imposto/tributo anteriormente pago, da origem até o consumidor final, influindo na composição de seu custo e, em conseqüência, na fixação de seu preço de venda.

1.1.1 Imposto não-cumulativo

Imposto não-cumulativo é imposto/tributo que, na etapa subseqüente dos processosprodutivos ou de comercialização, não incide sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhido na etapa anterior. Exemplos: IPI e ICMS.
Talvez em palavras mais simples, significa que quando no regime cumulativo, não há a compensação de valores desse imposto já pago em algum processo anterior de industrialização ou comercialização. Por exemplo, se a empresa é do Lucro Presumido, O Pis Faturamento e a...
tracking img