Os apocrifos do antigo testamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS APOCRIFOS DO ANTIGO TESTAMENTO

Jonatã Martins Palhano
Professora Elvenir lucia Graff Garcia
Instituto Teológico Quadrangular - ITQ
Teologia (turma 1) - Bibliologia
27/03/2011

RESUMO
Os  Livros apócrifos (grego: ΑΠΌΚΡΥΦΟΣ; latim: apócryphus; português: oculto), também conhecidos como Livros Pseudo-canônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, hálivros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não foram incluídos no cânon bíblico. O termo "apócrifo" foi cunhado por Jerônimo, no quinto século, para designar basicamente antigos documentos judaicos escritos no período entre o último livro das escrituras judaicas, Malaquias e avinda de Jesus Cristo. São livros que não foram inspirados e que não fazem parte de nenhum cânon. São também considerados apócrifos os livros que não fazem parte do cânon da religião que se professa

Palavra-chave: Apócrifos; Antigo Testamento; Apocalíptica.

1 INTRODUÇÃO
O que são e porque não foram incorporados ao cânone do Antigo Testamento Hebraico? Os apócrifos e a literaturaapocalíptica? São questões que estarão sendo desvendadas através deste trabalho buscando sanar as duvidas do leitor levando-o ao conhecimento mais profundo do assunto.. A seguir, vamos apresentar as principais características destes livros, principalmente no tocante às inovações teológicas.

2 OS APOCRIFOS DO ANTIGO TESTAMENTO
Entre a redação do livro de Malaquias e a dos primeiros textosneotestamentários não houve produção literária judaica? Sim, houve! Muitos foram os livros escritos neste período, contudo, eles não foram inseridos no cânone do Antigo Testamento Hebraico que os protestantes também adotam.
Estes conjuntos de obras que não figuram nos cânones hebraicos e protestante são chamados de apócrifos. Apócrifo significa literalmente "coisas ou escritos ocultos". Este termoé utilizado para denominar os livros judaicos que foram rejeitados, primeiro pelo judaísmo, ainda na antiguidade, e, depois, pelo protestantismo por que não foram considerados sagrados. Alguns deles - Tobias, Judite, A Sabedoria de Salomão, Eclesiástico ou a Sabedoria de Jesus Ben Sirac, Baruque e A Carta de Jeremias, I e II Macabeus e acréscimos aos livros de Ester e Daniel (Susana, Bel e odragão, o Cântico dos três jovens) - são denominados pelos católicos como deuterocanônicos e encontram-se nas Bíblias deste grupo religioso. Assim, ainda que estes livros tenham sido lidos e estudados pelos cristãos por séculos, com a reforma protestante e o nascimento das igrejas evangélicas, optou-se por seguir a determinação judaica.
Além desses deuterocanônicos, houve uma grande produçãoliterária judaica, elaborada entre os séculos III a.C. a II d.C. que não foi reconhecida como revelada nem pelos líderes judeus nem pelos primeiros cristãos e ainda não o é, hoje, aceita pelos católicos como tal. Este grupo de livros é chamado de pseudepígrafos. Este termo significa, literalmente, falsos sobrescritos, ou seja, falsas alegações de autoria. Eles são, portanto, assim denominados porqueatribuem sua autoria a um personagem bem conhecido pelos judeus, tais como Adão, Enoque, Moisés, Baruque etc.
Estas obras foram compostas por judeus que se encontravam na Diáspora, ou seja, vivendo no Egito e na Síria, ou na própria Palestina, por elementos ligados às chamadas seitas judaicas, como os essênios e fariseus.
Dentre o conjunto de obras produzidas neste período,encontram-se Testemunhos, Textos de sabedoria, Biografias, Livros proféticos e outros, tais como Carta de Aristeas, O Testamento dos 12 Patriarcas, Ascensão de Isaías, Salmos de Salomão, Vida de Adão e Eva etc.
Os judeus não incorporaram os deuterocanônicos e os pseudepígrafos no seu cânone por vários motivos, dentre eles destacamos: a convicção que todos os livros sagrados teriam sido escritos...
tracking img