Monografia gesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 1

INTRODUÇÃO

1.1 GENERALIDADES

O gesso é caracterizado como um dos mais antigos materiais de construção fabricados pelo homem. Configura-se como um mineral relativamente comum em rochas sedimentares, com abundante distribuição em jazidas espessas. Encontra-se, especialmente, em antigas regiões vulcânicas onde os vapores sulfurosos transformaram em calcário.Pode aparecer frequentemente intra-estratificado com calcário e xisto argiloso e é normalmente encontrado em camadas sob depósitos de rocha salina. Nota-se que as jazidas de gesso são encontradas principalmente na Europa. Estima-se que no Brasil haja em torno de 1,2 milhão de toneladas de reservas de gipsita. Embora distribuídas em oito estados da federação, evidencia-se sua maior ocorrência nosestados da Bahia, Pará e Pernambuco.
A grande disponibilidade de matéria-prima no Brasil incentiva cada vez mais a utilização do gesso na construção civil. A necessidade pela redução de custos e otimização dos processos construtivos induz o mercado da construção a procura das grandes inovações tecnológicas. Sendo este um mercado altamente exigente e competitivo, o uso de novos métodosconstrutivos tem que demonstrar significativas reduções nos custos do material, da mão-de-obra e no prazo da obra, para ser utilizado em larga escala.
O revestimento interno com gesso projetado é uma dessas novas tecnologias que vêm sendo utilizada no Brasil, inclusive na região metropolitana de Goiânia. Muito se fala a respeito das vantagens desta técnica, em que autores destacam fáciltrabalhabilidade, maior capacidade de combate à propagação do fogo, endurecimento rápido, bom isolante térmico e acústico, elevada aderência, facilidade nos acabamentos, entre outros. Das argamassas, o gesso projetado incorporou as características como maior estabilidade dimensional, baixo módulo de elasticidade, boa resistência mecânica, facilidade de aplicação, “sarrafeamento” e a possibilidade deprojeção mecânica. Visto que a técnica de projeção de gesso para revestimento em paredes é nova no setor da construção civil, há pouca utilização por parte dos empreendedores, mesmo sendo divulgadas inúmeras vantagens. Uma análise mais profunda sobre o assunto possibilitará maiores informações afim de uma verificação das questões que envolvem a técnica.

1.2 JUSTIFICATIVA

A necessidadedo conhecimento mais profundo sobre revestimento interno em gesso projetado na região de Goiânia, bem como a pouca informação existente sobre esta técnica, motivam o estudo mais detalhado desse assunto na busca de um retrato em contraposição aos sistemas de revestimentos comumente utilizados.

1.3 OBJETIVO GERAL

Analisar a viabilidade técnica, operacional e econômica avaliando asprincipais características da técnica construtiva para execução de revestimento interno em gesso projetado na região metropolitana de Goiânia. Sendo objeto de estudo a aplicação desta técnica em obras verticais.

1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Estabelecer através das informações levantadas um retrato da relação custo x benefício da técnica;
• Trazer a discussão mais profunda emrelação ao gesso projetado para o meio acadêmico;
• Identificar vantagens e desvantagens;
• Obter conhecimento dos métodos executivos do gesso projetado.

1.5 METODOLOGIA

A metodologia aplicada para a realização do estudo consiste em revisão bibliográfica sobre o tema, levantamento de documentação junto aos órgãos competentes, levantamento de dados estatísticos junto aosfornecedores da tecnologia e empresas que a utilizam, através de questionários, análise e discussão dos resultados obtidos.
A argamassa de gesso para revestimento interno projetado é pouco disseminada no mercado da construção civil. Diante disso ainda há pouca informação e registros sobre tal tecnologia. Sendo assim, a revisão bibliográfica é baseada em artigos de revistas, cartilhas...
tracking img