Relatorio de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA

AUGUSTO ADAMOWSKI DE OLIVEIRA


RELATÓRIO - LABORATÓRIO DE FÍSICA l
UNIDADES E MEDIDAS

CURITIBA2011
AUGUSTO ADAMOWSKI DE OLIVEIRA


RELATÓRIO – LABORATÓRIO DE FÍSICA l
UNIDADES E MEDIDAS

| Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Eletrônica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito para obtenção de nota parcial dadisciplina de Física I. Orientadora: Prof.ª.Suzana Valaski |

CURITIBA
2011
1- INTRODUÇÃO

Este relatório fundamentado através de experimentos feitos no laboratório de Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná tem como objetivo descrever as experiências feitas e retratá-las comargumentos teóricos a que se referem.
Neste está presente fundamentação teórica de unidades e medidas e aplicações práticas, medições e formação de gráficos.
Os experimentos têm como objetivo aplicar conhecimento sobre conversão de unidades, para usar os valores adequadamente ao que é proposto, conseguir medidas precisas de objetos, para se obter uma maior precisão sobre o que é calculado e sercapaz de construir um gráfico referente aos resultados obtidos nos cálculos.
Estas aplicações práticas e fundamentos teóricos proporcionaram aperfeiçoamento no manuseio de ferramentas de medição, aplicação de fórmulas e construção de gráficos equivalentes aos dados obtidos nos experimentos.



2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Unidades

É uma ferramenta importantíssima para a medição dequalquer grandeza física, seja comprimento, temperatura, massa, enfim, deve-se saber escolher a mais apropriada para a ocasião.
“Quando você usa um número para descrever uma quantidade física, o número deve sempre ser acompanhado de uma unidade.” (TIPLER, 2010 pg. 3)
No ano de 1960, foi criado um sistema concreto de unidades, chamado de SI (sistema internacional), que estabelece unidades paraas principais dimensões geradoras, como o tempo, comprimento e massa, para facilitar a compreensão e como o nome já diz, um sistema entendido em vários idiomas.
Ao se trabalhar com números muito pequenos ou grandes para o padrão SI, pode-se utilizar prefixos de unidades que são relacionados às unidades padrão do sistema, mas que usam prefixos relacionados com potências de dez, como por exemplo:megawatt (MW), quilograma (kg).

2.2 Conversão de Unidades

É importante saber converter unidades, pois vários sistemas são utilizados. Para esta conversão, deve-se considerar a unidade como se fosse uma função algébrica, sendo simplificada até chegar ao valor desejado. Deve-se observar a melhor unidade a ser usada, como exemplo, medir o comprimento, a temperatura, em tudo isso se deve verificara unidade que melhor se ajusta na prática.

2.3 Dimensões de Quantidades Físicas

A quantidade física depende da unidade e numero estabelecidos a ela. Para se saber o que esta medindo, é preciso estabelecer a dimensão da mesma, sendo as fundamentais: o comprimento (representado pela letra “L”), a temperatura (representada pela letra “T”) e a massa (representada pela letra “M”). Cujasdimensões de várias grandezas físicas podem ser escritas por estas fundamentais.
“A avaliação das dimensões de uma expressão lhe dirá apenas se as dimensões estão corretas, não se toda a expressão está correta. (TIPLER, 2010 pg. 7).

2.4 Algarismos Significativos e Ordem de Grandeza

Para a formulação de experimentos, a precisão do mesmo é muito importante. Em medições precisas, os algarismos...
tracking img