Monografia erosao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema, Erosão, estudo do Impacto Ambiental na Cidade de Montepuez, 2011- 2012
Montepuez é chamada por terra de mármore por possuir um potencial deste precioso mineiro, não só, como também possui grandes potencialidades de infra-estruturas económicas e sociais.
O Município de Montepuez, fica situado no distrito do mesmo nome, ao Sul da Província de CaboDelgado, a 210km da capital provincial, tem uma superfície aproximadamente de 79km², com os seguintes limites: a Norte com monte Nicuapa, ao sul com a bacia (planície Namavi, a Este com o Posto administrativo de Namanhumbir, ao Este com o rio Montepuez.
Segundo o Censo populacional de 2007, o Município de Montepuez, tem uma população estimada em 70.203 habitantes com uma densidade populacional de 889habitantes/km².
Esta população vive em bairros urbanos e sub-urbanos a saber;
Bairro Cimento, Nacate, Mirige, Incomate, Natuto1,2, 3 e 4, Mahipa, Maviha, Ncoripo, Niuhula, Namueto, Milapane, Napai, Matunda e Nicuapa”.
O mesmo tem como objecto de Estudo consequências da Erosão no Bairro de Nacate na Cidade de Montepuez..
A motivação para a realização desta pesquisa surge pela necessidade de seconhecer mais profundamente o grau de desempenho das autoridades Municipais da cidade de Montepuez junto das populações do Bairro de Nacate, o seu grau de combate junto da mesma, tendo em consideração de que a municipalização é uma experiência recente no país e constitui o corolário de uma descentralização administrativa e um impulso à democratização governativa.
O trabalho tem como objectivo geralconhecer o impacto da Ersosao na cidade de Montepuez em particular o Bairro de Nacate no período de 2011- 2012.
O objectivo geral visa em:
* Conhecer e analizar o impacto da erosão no bairro de Nacate na Cidade de Montepuez
Os objectivos específicos
* Identificar e localizar claramente os locais em risco eminente provocado pela erosão;
* Conhecer com exactidão o canal que as aguas tomam ea sua direcção;
* Identificar os factores da erosão, e as famílias em risco;
* Visitar os locais com tendências erosivas.
Problematização
Durante o período de 2009 a cidade de Montepuez era transitável em todos bairros e todas as ruas, pelos residentes e automóveis, o que hoje não acontece pelo facto da erosão tomar contornos alarmantes em todas artérias e em todos os bairros da cidade,particularmente no bairro de Nacate
O desenvolvimento de qualquer município exige uma responsabilidade acrescida dos seus dirigentes, como sendo o presidente e os seus colaboradores directos, os vereadores. Deste se espera uma flexibilidade e competência na sua acção governativa, com vista a resolução dos problemas dos munícipes.
Com efeito, há problemas relacionadas com o Ambiente, particularmenteo meio físico ( o solo), estes problemas por vezes são visíveis a médio e ou longo prazo, uma actividade política tão complexa como a municipalização, se requer uma combinação eficiente entre os governantes do município e as estruturas de base, que são autoridades tradicionais, secretários do bairro, policiamento comunitário, tribunais comunitários, que dia a dia constituem os autores do cenáriopolítico do Município.

Assim, havendo uma necessidade de intervenção visando uma melhor governação municipal e tendo em conta os vários problemas que o bairro enfrenta, tais como: Urbanização desordenada, saneamento do meio, erosão, êxodo rural urge colocar a seguinte pergunta:

“ Qual é o impacto da erosão no Bairro de Nacate na cidade de Montepuez?

Com este trabalho se espera obter odesenvolvimento de instrumentos básicos conceptuais e de análise indispensáveis a uma governação Municipal que se deseja democrática e transparência; se espera também a identificação dos problemas dos Munícipes com vista a uma operacionalização eficaz do processo governativo do Município no bairro em referencia; e por fim, se espera que deste estudo resulte a valorização das opiniões dos munícipes,...
tracking img