Capacidade extintora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é capacidade extintora?
Capacidade extintora é o tipo e tamanho do fogo que o extintor pode apagar, conforme ensaios descritos na ABNT NBR 9443 (Ensaio de fogo em engradado demadeira), ABNT NBR 9444 (Ensaio de fogo em líquido inflamável) e ABNT NBR 12992 (Ensaio de condutividade elétrica). O tipo de fogo é caracterizado pela classe (A, B e C) e o tamanho,pelo grau (numérico, correspondente às dimensões e volume dos corpos utilizados nos respectivos ensaios).
Capacidade extintora é diferente de carga nominal ou capacidade de carga doextintor, exemplo: 4, 6 ou 12 kg ou 10 litros. A capacidade extintora é quem define o tamanho do fogo e a classe de incêndio que o extintor deve combater. Essa informação deve constar,obrigatoriamente, no rótulo do produto, assim como a capacidade de carga (carga nominal). Vejamos o exemplo abaixo: O extintor de incêndio à base de água (Classe A) tem umacapacidade extintora de 2-A, já o extintor de incêndio (Classe ABC) que possui seu agente extintor a base de Fosfato Monoamônico, trata-se de um extintor polivalente, pois é eficiente para as3 classes de incêndio e possui uma capacidade extintora muito maior, de 4-A:80-B:C. Vamos entender como se faz a leitura correta das indicações descritas na tabela abaixo.

Capacidadeextintora 2- A É o tamanho do fogo classe A. Os testes de capacidade extintora para classe A são realizados em engradados de madeira, sob condições laboratoriais, de acordo com aNorma Brasileira – 9443. Veja a figura representativa abaixo.

Já a capacidade extintora 4-A:80-B:C, significa: 4-A: tamanho do fogo classe A (sólidos inflamáveis) 3ª pilha de engradadosde madeira na figura acima; 80-B: tamanho do fogo classe B(líquidos inflamáveis), veja a figura abaixo e C: adequado para fogos em classe C (materiais elétricos energizados).
tracking img