Monogastricos e ruminantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Animais Monogástricos e Ruminantes
Monogástricos são os animais não ruminantes que apresentam um estômago simples(mono=1 gastrico= digestão), com uma capacidade de armazenamento pequena. Existem animais não ruminantes, como os cavalos e coelhos que possuem o ceco funcional, contendo microorganismos capazes de digerir alta porcentagem de fibra(celulose e hemicelulose). As principais espécies demonogástricos são: o homem , aves, suínos, cães, gato, coelho, eqüinos etc.
Os ruminantes (latim científico: Ruminantia) são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados pela presença de um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação.
Os ruminantes possuem vários compartimentosgástricos, por isso são também denominados de poligástricos. Os compartimentos nos ruminantes são quatro... rúmen, retículo, omaso e abomaso.
Ao contrário, os monogástricos possuem um só compartimento gástrico, o estômago, com uma capacidade de armazenamento pequena. As principais espécies de monogástricos são: o homem, aves, suínos, cães, gato, coelho, eqüinos, etc.

O termo ruminantes advémdo fato destes animais ruminarem, isto é, depois de ingerirem rapidamente o alimento, entre os períodos de alimentação eles tornam a regurgitar o alimento para a boca, onde é de novo mastigado (ruminado) e deglutido.
Animais ruminantes: veados, girafas, bovídeos, ovinos, caprinos, cervo, búfalo, alce e cabra.


Diferença entre Alimentos Concentrados e Volumosos
Os alimentos sãoclassificados de acordo com a Associação Americana Oficial de Controle de Alimentos (AAFCO) e o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA (NRC) e adaptada por F.B. MORRISON:
• Alimentos volumosos - são aqueles alimentos de baixo teor energético, com altos teores em fibra ou em água. Possuem menos de 60% de NDT e ou mais de 18% de fibra bruta (FB) e podem ser divididos em secos e úmidos. São os de mais baixocusto na propriedade. Os mais usados para os bovinos de corte são as pastagens naturais ou artificiais (braquiárias e panicuns em sua maioria), capineiras (capim elefante), silagens (capim, milho, sorgo), cana-de-açúcar, bagaço de cana hidrolisado; entre os menos usados estão: milheto, fenos de gramíneas, silagem de girassol, palhadas de culturas, etc.
• Alimentos concentrados - são aqueles comalto teor de energia, mais de 60% de NDT, menos de 18% de FB, sendo divididos em:
o Energético: alimentos concentrados com menos de 20% de proteína bruta (PB); origem vegetal - milho, sorgo, trigo, arroz, melaço, polpa cítrica; origem animal - sebos e gordura animal;
o Protéicos: alimentos concentrados com mais de 20% de PB; origem vegetal - farelo de soja, farelo de algodão, farelo de girassol,soja grão, farelo de amendoim, caroço de algodão, cama de frango -; origem animal - farinha de sangue, de peixe, carne e ossos (sendo esta última atualmente proibida pelo Ministério Agricultura para uso em ruminantes).
• Minerais - compostos de minerais usados na alimentação animal: fosfato bicálcico, calcário, sal comum, sulfato de cobre, sulfato de zinco, óxido de magnésio, etc.
• Vitaminas -compostas das vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis;
• Aditivos - compostos de substâncias como antibióticos, hormônios, probióticos, antioxidante, corantes, etc.
• Outros alimentos - aqueles que não se classificam nos itens anteriores (TEIXEIRA, 1998; MELLO, 1999).
2. ALIMENTOS VOLUMOSOS
As leguminosas e as gramíneas são as principais fontes de forragem para bovinos. Forragens de altaqualidade podem suprir a maioria dos nutrientes dependendo da categoria animal em questão, da espécie forrageira, tipo de solo e fertilidade, idade da planta entre outros. Fatores importantes na determinação da qualidade é a idade ao corte ou pastejo e o estágio de maturação da planta, com idade avançada, as plantas decrescem em proteína, energia, cálcio, fósforo e matéria seca digestível enquanto...
tracking img