Monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LÍDER E LIDERANÇA
Nenhum outro assunto como o da liderança parece, ao mesmo tempo, ser tão sutil e ter despertado o interesse de tantos.
O fator liderança adquire atualmente importância fora do comum, principalmente dento do contexto organizacional.

* As empresas, executivos, trabalhadores e empregados tem constantemente procurado formar líderes com real capacidade de liderança.
*Inicialmente as pesquisas se deram somente no campo da competência do líder, sem levar em conta fatores psicológicos e físicos que diferenciavam líderes dos demais membros de um grupo, como inteligência, atração pessoal, linguagem fluente, domínio, boa capacidade de convencer, entre outros.
* Os resultados dos estudos se mostraram ineficazes, já que não há um padrão universal de característicasque possam ser aplicadas com sucesso em todos os líderes.
* Em um segundo momento, o campo de pesquisa deixou de lado o líder como principal responsável pela liderança, mas sim, a situação como um todo. Ou seja, as características de um líder poderiam ser as mais positivas para a função, porém, o meio de atuação poderia não lhe ser favorável. Segundo Stogdill, as qualidades, as característicase as perícias requeridas de um líder são, em grande parte, determinadas pelas demandas da situação em que ele deve agir como líder.
* Uma terceira pesquisa revelou que o liderado (seguidor) é a principal variável no processo de liderança, logo, o líder mais eficiente é aquele que satisfaz as necessidades de seus liderados.
* A conclusão destes estudos foi de que há necessidade de seconciliar três fatores do fenômeno liderança: o líder e seus atributos; o seguidor e a situação do grupo.

Líder

Liderança
Situação

Liderados


DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA
* A definição de liderança pode se dar como o processo de influência interpessoalem uma determinada situação, intermediada pelo processo de comunicação, para se atingir uma meta ou metas específicas. O processo de liderança envolve sempre a influência por parte do líder, que afetará o comportamento de um liderado. Tannenbaum define a liderança desta forma acima descrita.
* Para que uma meta ou metas específicas sejam atingidas, há certos requisitos que necessitam seremobservados:
1. Metas organizacionais: Nas organizações formais, os administradores são responsáveis, perante seus superiores, em influenciar seus subordinados, para que as metas da organização sejam atingidas. Já que habitualmente as metas organizacionais têm pouco ou nenhuma importância motivadora para os liderados, cabe ao administrador a tarefa da sua liderança influenciar seus liderados acumprir as metas estabelecidas, de um modo que o motivo do induzimento seja de relevância para os seguidores (liderados).
2. Metas do grupo: Nos pequenos grupos as metas relevantes são as que originam por intermédio da interação de seus membros. Neste caso, o líder terá de usar da sua influência na questão “o que o grupo deseja fazer”. O líder deverá usar sua influência para facilitar o grupo aatingir as metas estipuladas.
3. Metas pessoais do seguidor: Em certas atividades (ensino, treinamento, consultoria), muitas vezes suas próprias metas pessoais. (Ver, não compreendi).
4. Metas pessoais do líder: Os líderes também usam sua influência, principalmente para a satisfação de suas próprias necessidades.
(ATÉ AQUI INDIANARA)
DINÂMICA DA LIDERANÇA
* O líder tem de conhecer suacapacidade percepcional. Capacidade percepcional é o meio de conhecer o que se passa dentro do grupo, de entender as razões dos conflitos, do por que os membros do grupo impõem barreiras quando há a necessidade de colaboração. Quando existe acordo (sintonia) entre percepção de realidade e critério estipulado de realidade na percepção do líder, houve sensibilidade do mesmo. Existe sensibilidade...
tracking img