Elementos de maquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAHOR – FACULDADE HORIZONTINA

















FÍSICA I





APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON
ENERGIA – TRABALHO – POTÊNCIA


TURMA 2008
Profª Carla Beatriz Spohr










Horizontina, agosto de 2008


APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON

EXERCÍCIOS
1) Uma força vertical resultante de 350lb é necessária para manter o balão na posição mostrada.a)Decomponha esta força em componentes atuantes ao longo das linhas de apoio AB e AC e calcule o módulo de cada uma das componentes.
b) Transforme a força resultante em Newtons;
c) Suponha que o balão tenha uma massa de aproximadamente 1500kg, determine a aceleração do balão, quando for solto.

2) Dois blocos A e B de massas ma = 2,0kg e mb = 3,0kg estão juntos sobre um planohorizontal sem atrito. Uma força de intensidade F = 10N, paralela ao plano, atua sobre A, que por sua vez empurra o bloco B, como indica a figura abaixo.






Determine:
a) a aceleração do conjunto
b) a força que o bloco A exerce sobre o bloco B
c) a força que o bloco B exerce sobre o bloco A




3) Dois blocos A e B estão sobre um plano horizontal sem atrito ligados por um fioinextensível e de massa desprezível. A força F de intensidade F = 20N, horizontal, puxa o bloco A para a direita, como mostra a figura abaixo.








Sendo ma = 3,0kg e mb = 7,0kg, determine:
a) a aceleração do conjunto
b) a tração no fio


4) No conjunto da figura abaixo, o bloco B tem massa mB = 9,0kg e está sobre um plano horizontal sem atrito. O bloco A tem massa ma =1,0kg.









Admitindo o fio inextensível, de massa desprezível, assim como a massa da polia, e g = 10m/s², determine:
a) a aceleração do conjunto
b) a tração no fio


5) Na figura abaixo os blocos A, B e C têm massas ma = 3,0kg, mb = 5,0kg e mc`= 2,0kg. O bloco B está apoiado sobre um plano horizontal sem atrito. Os fios são inextensíveis e suas massas, assim como a daspolias, são desprezíveis.







Admitindo g = 10m/s², determine:
a) a aceleração
b) a tração no fio que liga A e B
c) a tração no fio que liga B e C

FORÇA DE ATRITO
EXEMPLOS:
1)Uma caneca de chope, de 0,45kg, escorrega horizontalmente sobre o balcão de um bar com velocidade inicial de 3,5m/s. A caneca fica em repouso depois de escorregar 2,8m. Calcular o coeficiente de atritocinético.


2)O coeficiente de atrito estático entre os pneumáticos de um carro e o asfalto de uma estrada, num certo dia, é 0,7. Qual a maior inclinação de uma rampa sobre a qual o carro pode ser estacionado, com as rodas travadas, sem escorregar?


3)Duas crianças são puxadas num trenó sobre um campo coberto de neve. O trenó é puxado através de uma corda que faz um ângulo de 40° com ahorizontal. A massa combinada das duas crianças é de 45kg e a do trenó 5kg. Os coeficientes de atrito estático e cinético são µe = 0,2 e µc = 0,15. Calcular a força de atrito do solo sobre o trenó e a aceleração das crianças e do trenó, se a tensão da corda for:
a) 100N
b) 140N


4)Um bloco de massa 2,0kg está sobre um plano inclinado 37° em relação à horizontal. (Dados: µe = 0,50, µc =0,40, g = 10m/s², sen 37° = 0,60 e cos 37° = 0,80).
a) O bloco se desloca? (
b) Em caso afirmativo, qual a aceleração do bloco?

5) Na figura, dois blocos A e B, de massas 1,0kg e 3,0kg, respectivamente, são acelerados sobre uma superfície horizontal por uma força horizontal F aplicada sobre o bloco A. A intensidade da força de atrito que age sobre o bloco A é de 2,0N e a intensidade daforça de atrito sobre o bloco B é de 4,0N. Se a intensidade de F for de 12N, qual será a intensidade da força que o bloco A exerce sobre o bloco B?








TRABALHO – ENERGIA – POTÊNCIA
EXEMPLOS
1)Um caminhão de 3000kg está sendo embarcado num navio por um guindaste que exerce uma força de 31kN, para cima, sobre o veículo. Esta força, suficiente para provocar o início da subida do...
tracking img