Monarquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a monarquia - desembarca no Brasil e dá de cara com uma colonia carente de estradas, escolas, tribunais, bancos, empresas, hospitais e sem governo.

Então Don João começou a arrumar a bagunça emque a Colônia estava: estimulou o Brasil ao povoamento, ao aproveitamento das riquezas, e queria aumentar a influencia portuguesa na America: expandindo as fronteiras br.
Depois que a expansão não deucerto DJoão queria fazer mudanças "impactantes" no futuro do pais. Eram elas:
- a abertura dos portos em salvador
- a liberdade comercial manufaturada no br, que era uma lei que proibia colônias defabricar. (anulada em 1º de abril)
~sem essas proibições varias fabricas foram criadas no br,
- autorizou abertura de novas estradas, que estavam proibidas por lei desde 1733.
~em1809 uma estrada de Goiás à Região Norte do país, tornando assim uma fácil comunicação coma Guiana Francesa (ou pelo menos era essa a idéia)
-criou escolas superiores, porque não havia faculdades.~o ensino básico estava restrito a Igreja.
-foi promovida a arte e algum ideal de "refinamento" nos hábitos da colônia.
DJoão contratou artistas franceses e pagou todas as despesas durante umaestadia de 6 meses. Depois de um tempo o povo do RJ começou com novos comportamentos.
~na Gazeta do RJ era possível encontrar publicações sobre aluguel de cavalos, venda de terrenos e serviçosbásicos; após algum tempo os anúncios traziam pianos, livros, tecidos, bebidas e quadros e etc. As lojas cariocas estavam lotadas com produtos de paris.

Diziam que quanto mais escravos uma pessoativesse, mais poder e riqueza ela tinha. No RJ a população dobrou em 1821, mas metade dela eram escravos. Assim, a criminalidade também aumentou. Os escravos se reuniam nas praças e ruas aos domingospara batucar e lutar capoeira, cometendo também alguns delitos. Se pegos com navalhas recebiam açoites como castigo. O Frei Jorge Benci aconselhava que as chibatadas não passassem de 40 por dia....
tracking img