Monarquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Indice
Introdução-------------------------------------pg.
Monarquia ----------------------------------- pg.
Monarquia Absolutista --------------------pg.
Monarquia Constitucional----------------pg.
Monarquia Parlamentar-------------------pg.
Conclusão-------------------------------------pg.
Bibliografia-----------------------------------pg.

Introdução
Existem três tipos de monarquia, amonarquia absolutista onde quem tem o poder absoluto é o rei, a monarquia constitucional onde o rei governa mas a constituição impõe as leis, e a monarquia parlamentarista onde o rei é o chefe de estado e o primeiro ministro é o chefe de governo. 

Monarquia
Monarquia é o nome dado ao regime político comandado por um monarca (rei, imperador, príncipe, etc.) que exerce de modo hereditário e vitalício,sem qualquer consulta ao povo. O local onde o monarca vive e trabalha é chamada corte, e os cidadãos de uma monarquia são referidos como súditos. Tal sistema de governo predominou em todas as sociedades humanas até o final do século XIX, momento em que o regime republicano passa a ser preferido pela maioria dos países.
Desde o momento em que o ser humano adotou o estilo de vida sedentário emdetrimento ao nomadismo, dezenas de séculos atrás, nós convivemos com sistemas monárquicos, similares aos que existem ainda hoje. Nos grupos nômades, o líder é aquele que demonstra habilidade em guiar seu povo, não necessariamente garantindo o poder aos seus descendentes. A prática da agricultura e o estabelecimento das cidades permitiu a um grupo restrito acumular riquezas e recursos, reter o poder emsuas mãos, e passá-lo a seus herdeiros. Um fator importante na conservação do poder era a religião, pois todo o soberano, mesmo hoje, atribui a si e à sua família uma bênção especial de Deus, que lhe garante o comando sobre aquela coletividade. Aliás, com a monarquia, costuma vir também uma religião oficial. No Brasil, por exemplo, a religião cristã, de vertente católica, foi a religião oficialdo estado até o estabelecimento da república.

Monarquia Absolutista
Monarquia absoluta ou absolutista, segundo a definição clássica, é a forma de governo onde o Monarca ou Rei exerce o poder absoluto, sem o uso dos preceitos constitucionais. Tem como principal característica a inexistência da divisão dos três poderes, que se concentram nas mãos de uma só pessoa. 

Esse tipo de governo foi muitocomum até o século XVII, atingindo meados do Século XIX. Actualmente ainda existem monarquias absolutas, apesar de mais atenuadas e com um pouco mais de distribuição do poder. 

Um exemplo de Estado que teve monarquia absoluta foi a Inglaterra, que adaptou essa forma de governo até à criação da sua Constituição, por volta de 1750. Atualmente, é uma Monarquia Constitucional. De fato, a grandemaioria das nações européias, nos seus primórdios, teve um estreito relacionamento com o absolutismo. A Áustria, por exemplo, já foi absolutista. Do lado asiático, temos como exemplos absolutistas o antigo Império Otomano, onde a Turquia exercia o poder absoluto na região. 

Algumas formas de monarquias absolutistas ainda sobrevivem nos dias de hoje. Algumas são mais mistas, enquanto outras sãocompletamente absolutas
Butão  
Catar 
Vaticano 
Sultanato de Brunei - é uma Monarquia islâmica e quem manda no país é o Sultão


Monarquia Constitucional
É denominada monarquia constitucional o sistema de governo onde a posição do monarca (rei, imperador ou figura similar) fica estabelecida na constituição local. O Soberano governa de acordo com a constituição, isto é, de acordo com a lei, ao invésde tomar decisões baseado na sua livre vontade. Ao soberano cabe o papel de chefe de estado, e sua função é garantir o normal funcionamento das instituições da nação. O poder legislativo é atribuído a um parlamento, eleito, ao qual é atribuído o poder de criar e promulgar a legislação. Para exercer as funções de chefe de governo é eleito um primeiro-ministro, cujas ações são fiscalizadas por um...
tracking img