Molecula como elemento base do universo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária de Montemor-o-Novo



Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário

Ano Lectivo de 2011/2012



Designação da UFCD: Sociedade, tecnologia e ciência – fundamentos.

1-

a)

O átomo e a molécula são os grandes constituintes de toda a matéria no universo. Segundo Demócrito, tudo o que existe é constituído por partículas muito pequenas eindivisíveis, os átomos. A grande diferença entre elas seria no tamanho e o formato que possuíam. Como se um átomo de sumo de limão fosse aguçado, de forma a picar a nossa língua e a provocar a sensação de acidez e um átomo de açúcar fosse redondo para deslizar suavemente...

No fundo, para os mais novos, o Universo seria um gigantesco jogo de Lego, formado por blocos pequeninos de diferentes tamanhos eformatos que se encaixavam uns nos outros, e os deuses uns grandes brincalhões que passavam a vida a fazer e a desfazer construções de Lego...

Hoje, em homenagem a Demócrito, designamos por átomos os constituintes da matéria, apesar de sabermos que não se trata de partículas indivisíveis. Sabemos hoje que cada átomo é muito mais complicado do que uma peça única mas, sem nos determos ainda na suaconstituição, vamos imaginar como funcionam para criar a matéria.

No fundo existem apenas 111 átomos diferentes. Isso é de alguma forma surpreendente pois conseguimos apercebermo-nos de milhares e milhares de formas de manifestação da matéria, apenas pela experiencia dos nossos sentidos. E se pensarmos que alguns desses 111 átomos só existem por fracções de segundo, e foram fabricados emlaboratórios por cientistas, podemos imaginar que o que nos rodeia é uma manifestação de muito menor variedade de átomos, na realidade cerca de 80.

Tudo aquilo que nos rodeia e ocupa um certo espaço tem o nome de matéria.
A parte mais pequena da matéria, que contem as mesmas características da mesma matéria tem o nome de molécula. Mas esta molécula, é possível de ser ainda mais dividida emconstituintes mais pequenos os quais têm características bem diferentes da própria matéria. Estes constituintes recebem o nome de átomos, palavra grega que significa “não divisível”. Esta palavra deixou de ser apropriada já que hoje em dia consegue-se dividir os átomos em partículas ainda mais pequenas, o que vai de encontro com a ideia de Demócrito.

A molécula é uma entidade electricamente neutra quepossui pelo menos dois átomos, todos ligados entre si mediante ligação covalente. Isto exclui todos os metais, que se constituem por inúmeros átomos de um único elemento todos ligados entre si mediante a ligação metálica e também todas as substâncias como o sal de cozinha, cujos átomos ligam-se mediante ligação iónica formando um agregado iónico e não moléculas, da lista de substânciasmoleculares. A presença de um único átomo ligado via ligação iónica à estrutura impede que a mesma seja classificada como molécula, mesmos que os demais elementos ligados para formá-la o façam via ligações covalentes. Fora da lista encontram-se também, de forma evidente, as substâncias simples constituídas por elementos da coluna 8A (gases nobres), já que estas só possuem átomos não ligados uns aos outros emsua estrutura, ou quando em estado sólido (em temperaturas próximas ao zero absoluto), têm estes fracamente ligados entre si via atracções eléctricas resultante de bipolos eléctricos mutuamente induzidos, ligação em muito similar à iónica.

Rigorosamente, uma molécula corresponde a uma união entre dois ou mais átomos que, em termos de diagramas energéticos (energia potencial U em função daseparação espacial de seus átomos), é representada por uma depressão suficiente para confinar pelo menos um estado vibracional (um estado ligante).



b)

Pretende-se transmitir, como base de partida, os conceitos fundamentais da célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

É um dos alicerces fulcrais da Biologia o facto de que todos os seres vivos são formados...
tracking img