Resumobiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem do Universo
- Universo estático
O universo sempre foi do jeito que é e sempre continuará desse jeito. Esta tese era defendida por Albert Einstein. Eles acreditavam que o universo era finito e ele existe em um tempo infinito. Nas equações da relatividade Einstein usou uma constante cosmológica para equilibrar a força da gravidade e fazer com que elas demonstrassem assim o universoestático.
- Universo dinâmico
Atualmente sabe-se que o universo e dinâmico então, que dizer que ele está em constante expansão.
- Teoria do Big Bang
O universo surgiu da explosão de uma singularidade, um pequeno ponto no espaço-tempo que continha toda a massa existente do universo e de densidade quase infinita. Esta teoria foi proposta pelo padre belga Lemaître através de deduções dasequações de Einstein. O nome Big Bang foi dado por Hoyle que era defensor do universo estático para desdenhar dessa teoria, Big Bang ( Grande Barulho) e um jeito muito contraditório de chama-la, pois, no espaço como sabemos o som não se propaga então mesmo com uma explosão da magnitude que foi não se ouviu barulho nenhum.
- Evidências do Big Bang
O cientista Hubble através de experimentosobservou que as galáxias distantes tinham sua luz desviada para o vermelho, então, através do efeito doppler ele concluiu que as galáxias estão se afastando de nos e com isso o universo está se expandindo. Com isso podemos supor que se elas estão se afastando então em algum dia elas estavam juntas.
Em 1946 Gamow propõe que a explosão geraria uma radiação de fundo, mas só em 1965 Arno Penzias eRobert Wilson captam a radiação de fundo em micro-ondas comprovado então essa hipótese.
- Teoria das Branas
Existe mais massa no universo do que se consegue observar. Isto pode ser um indicativo que efeitos gravitacionais de outras dimensões afetam universos paralelos. Então essa teoria diz que o universo foi formado quando duas branas de dimensões paralelas se chocaram assim gerando umaconcentração de energia e massa no ponto de contato das branas. Essa teoria e uma teoria matemática moderna que vem sendo bastante investigada.
- Fim do universo
- Big Crunch
Caso a densidade do universo seja suficiente para que a força gravitacional consiga conter essa expansão então essas galáxias em vez de se expandirem elas irão a se juntar forçando com que a matéria forme uma novasingularidade.
- O grande vazio
Caso a densidade do universo não consiga ser o suficiente para a força gravitacional conter ela, então tudo iria se afastar até que a própria matéria iria começar a se desagregar e iria se espalhar infinitamente.
- Choque entre universos
Dois universos se expandindo um em direção ao outro até eles se encontrarem, sendo assim, os dois sedestruiriam e formariam outro distinto.
Formação do Sistema Solar e da Terra
- Poeira das estrelas
As primeiras estrelas formadas após o Big Bang eram estrelas gigantescas chegando a ser 100 vezes maior que o nosso Sol. Ao chegar a determinado ponto de queima de combustível nuclear elas explodiam em supernovas. Uma estrela massiva de primeira ordem ao queimar parte do seu combustível nuclearse comprime devido à gravidade e explode espalhando gases ricos em elementos mais pesados que o carbono.
- Primórdios do sistema solar
Os gases liberados se juntam pela força da gravidade e se aquecem devido à fricção. Inicia-se então uma fusão nuclear do hidrogênio e hélio e é assim formando uma estrela de segunda ordem. Ao mesmo tempo esses gases expelidos pelas supernovas formamplanetas que se aquecem por fricção e pela ação de elementos radioativos. Evidências destes eventos são encontradas por observação comparada de outros sistemas solares e por meio de asteroides, de meteoritos que caíram na Terra e pelas rochas desse período que ainda existem hoje.
- Diferença entre meteoro, meteorito, asteroides, cometa.
Cometa: orbita fixa.
Asteroide: rocha vagando...
tracking img