Atps comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP DE CAMPINAS UNIDADE 1
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATIVIDA PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFª. MA. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ELLAINE SANTOS DA SILVA RA.
PATRÍCIA DO NASCIMENTO NEVES RA.
JOSÉ VITOR COSME FRANCISCO SILVA RA.

CAMPINAS / SP
2012

INTRODUÇÃOÉ através da eficiência e da eficácia que podemos garantir o desempenho ou perceber algo que precisa ser mudado na organização.
Segundo Peter Drucker, a eficiência consiste em fazer certas as coisas; eficácia consiste em fazer as coisas certas.
Vendo uma sala quase inundada, uma empregada rapidamente pegou um balde e panos de chão e, desdobrando em esforços, empenhou-se em recolher a água.Ela foi eficiente, fez certa a coisa (recolher a água), mas não foi eficaz, não fez a coisa certa (antes de mais nada, fechar a torneira).
A eficiência é onde o administrador consegue ter bom desempenho e rendimento na finalização do processo, ou seja, faz o seu melhor.
Já a eficácia é mais objetiva, pois ela consiste em algo mais especifico e necessário, obtendo melhor resultado.
Sendo assimpara que tenha um resultado necessário é preciso que seja feita a tarefa com eficiência e eficácia para atingir seus objetivos. E para isto o administrador necessita saiber projetar, regularizar, abranger, superintender, e interpretar a personalidade de cada individuo da determinada organização. Pois a base pára uma boa relação é entendendo a outra parte sendo perceptivo.
Como estamos em constanteprocessos de mudanças o administrador tem que ser inovador, porém não depende somente dele e sim de todos os respectivos membros.
Mas o fundamento para que isto seja realizado é a comunicação e o planejamento tendo o apoio empresárial para adquirir o sucesso organizacional.

CAPITULO 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional é o campo de estudos voltado ao comportamentodos indivíduos e grupos, podendo assim alcançar objetivos necessários e criar estratégias para o crescimento da empresa, levando em conta as características de cada funcionário, tirando o máximo de proveito. Este estudo abrange vários tópicos como: motivação, comportamento, poder de liderança, estrutura, processos de mudança, processos de grupo, comunicação interpessoal, desenvolvimento deatitudes e percepção, processos de mudança, administração dos conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Separamos duas definições de Comportamento Organizacional de dois autores diferentes:
“É o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”. JONH A. WAGNER III
“É o estudo do funcionamento e da dinâmica dasorganizações e como os grupos e os indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar e quase independente”. IDALBERTO CHIAVENATO.
Ao compararmos essas duas definições, percebemos que as definições seguem o mesmo conceito, que é o comportamento dos individuos em uma organização, porém não chegam ao mesmo consenso, pois o conceito de Jonh está voltado a entender o comportamento paramoldar o individuo na empresa, já o conceito de Idalberto abrange apenas o ato de perceber, pois ele não se aprofunda na compreensão do comportamento.
QUADRO COMPARATIVO DE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO
SISTEMA ABERTO |
Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente |
Entropia negativa: tendência negativa que os sistemas fechados têm de se desorganizar e cair aolongo do tempo. |
Apresentam intercâmbios com o ambiente, são influenciados e influenciam o ambiente através das entradas e saídas |
São adaptativos - para sobreviverem devem se reajustar constantemente às condições do meio |
SISTEMA FECHADO |
Está isolado do meio ambiente |
Entropia positiva |
Não apresentarem intercâmbio com o meio ambiente. Não influenciam e nem são influenciados...
tracking img