O elemento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
STC 7 DR 1 Fundamentos
O Elemento

STC 7 DR 1 - Fundamentos

O átomo e a molécula como elementos base do Universo
Tudo é constituído por átomos! Até finais do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do protão e do electrão revelaram o equívoco dessa ideia. Posteriormente, o reconhecimento doneutrão e de outras partículas sub-atómicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo. Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma ideia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles. Os gregos antigos foram os primeiros a saber que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram átomo, quesignifica indivisível. Os átomos porém são compostos de partículas menores: os protões, os neutrões e os electrões. No átomo, os electrões orbitam no núcleo, que contém protões e neutrões. Electrões são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Protões e neutrões são as partículas localizadas nointerior do núcleo, contendo a maior parte da massa do átomo.

Características das Partículas: Protões - têm carga eléctrica positiva e uma massa unitária. Neutrões - não têm carga eléctrica mas tem massa unitária. Electrões - têm carga eléctrica negativa e quase não possuem massa.

O átomo é formado por duas regiões distintas: núcleo, pequena região central que contém toda a massa do átomo, comcargas positiva; Eletrosfera, região praticamente sem massa que envolve o núcleo e apresenta cargas negativas.

1

STC 7 DR 1 - Fundamentos Os físicos dividem as partículas atómicas fundamentais em três categorias: quarks, leptão, e bosões.  Os quarks combinam-se para formar as partículas pesadas, como os protões e os neutrões. As partículas formadas pelos quarks são chamadas hadrão. Tal comooutras partículas, tem cargas diferentes, tipos diferentes de quarks tem propriedades distintas, chamadas "sabores" e "cores" que afectam a forma de como eles se combinam; Os leptões são partículas leves como o electrão; Os bosões são partículas sem massa que propagam todas as forças do Universo. O gluão, por exemplo, é um bosão que une os quarks e estes formam os protões e os neutrões no núcleoatómico.

 

Hoje, sabemos que o tamanho do átomo é de 10.000 a 100.000 vezes maior que o seu núcleo. Para efeito de comparação, podemos imaginar o núcleo atómico como uma formiga no centro do Parque da Bela Vista em Lisboa no festival Rock Rio de música cheio de pessoas.

Evolução do modelo atómico A procura da substância primordial, do elemento comum, da matéria-prima que compõe o Universo,começou há mais de 25 séculos com os gregos. O filósofo Tales de Mileto (624-546 a.C.) afirmava que o elemento primordial do Universo era a água, "sobre a qual a Terra flutua e é o começo de todas as coisas". Já para o filósofo Anaxímenes de Mileto (570500 a.C.) seria o ar o tal elemento primordial, uma vez que o mesmo se reduziria à água por simples compressão. No entanto, para Xenófones da Jônia(570-460 a.C.) era a Terra a matéria-prima do Universo. Por sua vez, o também filósofo Heráclito de Éfaso (540-480 a.C.) propôs ser o fogo, essa matéria.

2

STC 7 DR 1 - Fundamentos Após 546 a.C., surge um novo movimento filosófico que tenta explicar a matéria não só constituída como um elemento único num sentido "macroscópico", mas como uma porção também única, subdividida"microscopicamente". Foi assim que Leucipo de Mileto (460-380 a.C.) apresentou uma visão segundo a qual todas as coisas no Universo são formadas por um único tipo de partícula - o átomo (indivisível, em grego) -, eterno e imperecível que se movimentava no vazio. Entretanto, para explicar as diversas propriedades das substâncias, admitiam que os átomos diferiam geometricamente por sua forma e posição, e que,...
tracking img