Moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MOEDA E SUA EVOLUÇÃO

Sobre a moeda podemos dizer que é um bem de aceitação universal para intermediar as transações econômicas, ou seja, destinada para o pagamento de bens eserviços.
Em princípio, quando a moeda não operava nas transações comerciais, havia o processo de “escambo”, ou seja, os bens circulavam entre as pessoas por meio das trocas diretas.Era uma troca de um bem por outro. Exemplo: trocava-se pão por leite.
Posteriormente, as transações comerciais passaram a ser por intermédio das trocas indiretas. Surgindo assim umterceiro elemento (intermediário), que poderia ser o cigarro, a cerveja, o vinho, o gado, o sal, etc. que agia como intermediário nas transações, ou seja, a pessoa possuía o pão e para obter o leite,trocava o seu bem por um produto considerado como “moeda” e assim recebia o bem desejado, surgindo desta forma, a moeda-mercadoria. Esse tipo de moeda-mercadoria, por exemplo o vinho, era utilizadacomo bebida (consumo),mas em outras ocasiões, como moeda.
No mundo antigo, o comércio era extremamente difícil pelas dificuldades de transporte da moeda mercadoria, como trigo ougado. Desta forma, surgiu a moeda papel e do crédito, cujas transações tornaram-se mais ágeis e se desenvolveram rapidamente. A moeda papel era uma espécie de recibo que os cambistas (pessoas que tinhamcomo função comparar e trocar as moedas de uma zona para outra, mais tarde adquirindo novas funções), passavam às pessoas que lhes depositavam moeda (ouro) e assim as pessoas utilizavam esses recibosnas trocas em vez do próprio ouro. Com esses recibos podia-se levantar o ouro que havia sido depositado. O sucesso da moeda-papel (com lastro em ouro) e depois do papel-moeda (sem lastro metálico)decorreu da confiança generalizada do público. Isso é fundamental para o funcionamento das relações econômicas e a segurança dos negócios.
Para que um bem apenas sirva como moeda, esse bem dever...
tracking img