Moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01) Defina moeda
Moeda é o objeto aceito pela sociedade como intermediário nas trocas econômicas, ou seja, para o pagamento de bens ou serviços. Existem dois tipos de moeda , a fiduciária e amoeda lastreada.
Moeda fiduciária: é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (ou a seu curso forçado imposto por lei), é a moeda que usamos no dia a dia .
Moeda lastreada: é um título que tempor base a existência de reservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária, sendo sua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente para que cadaunidade monetária tenha a mantenha a mesma quantidade de ouro associada.

02) Quais são as funções da moeda?
Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral,para ser recebido em contrapartida da cessão de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para solver débitose é um meio de pagamento geral.
Esta função da moeda suscita a distinção entre preço absoluto e preço relativo. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter umaunidade de um bem, ou seja, é o valor expresso em moeda. O preço relativo exige que se considere dois preços absolutos, uma vez que é definido como um quociente. Assim, P1 e P2 designam os preçosabsolutos dos bens 1 e 2, respectivamente. P1/P2 é o preço relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Ou seja, é a quantidade de unidades do bem 2 a pagar por cada unidade do bem 1.A moeda não é o único ativo a desempenhar esta função; o ouro, as ações, as obras de arte e mesmo os imóveis também são reservas de valor. A grande diferença entre a moeda e as outras reservas devalor está na sua mobilização imediata do poder de compra (maior liquidez), enquanto os outros ativos têm de ser transformados em moeda antes de serem trocados por outro bem.
03) Quais são os...
tracking img