Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modernismo - Primeira Geração

Alcântara Machado
Antônio de Alcântara Machado nasceu em São Paulo, em 1901 e faleceu, com 34 anos de idade, no Rio de Janeiro em 1935. Filho e neto de professores da Faculdade de Direito de São Paulo, aí também se formou em Ciências Jurídicas e Sociais em 1923.
Apesar de sua formação profissional e de sua descendência aristocrática, que incluía professores,juristas, senadores, diplomatas e veteranos de campanhas do Império, optou pela literatura e pelo jornalismo, tendo como primeira obra publicada Pathé Baby (1926), com prefácio de Oswald de Andrade, de quem recebera muita influência: um livro de crônicas e reportagens escritas na Europa em 1925 e enviadas ao Jornal do Comércio, onde se tornara redator-chefe em 1924.
Integrando o movimento quepromoveu a semana de arte moderna, em 1922, e na busca de uma renovação literária, Antônio de Alcântara Machado participou como redator e colaborador da edição das revistas Terra Roxa e Outras Terras (1926), Antropofagia (1928) e ainda fundou a revista Nova (1931-1932).
Sua temática aponta para as inovações urbanas ocorridas no período dos anos 20 e 30, quando tem início a industrialização na cidadede São Paulo e, em especial, nos bairros ocupados por imigrantes italianos, cujo registro de traços comportamentais e linguísticos se encontra bem caracterizados em Brás, Bexiga e Barra Funda (1927).
Em 1961, o Editor José Olympio publica Novelas Paulistanas, reunindo sob esse título quatro obras anteriores: Brás, Bexiga e Barra Funda, Laranja-da-China, Mana Maria e Contos Avulsos.

Obras deAlcântara Machado
Trecho do Livro “Brás, Bexiga e Barra funda”:

Gaetaninho

— Xi, Gaetaninho, como é bom!
Gaetaninho ficou banzando bem no meio da rua. O Ford quase derrubou e ele não viu o Ford. O carroceiro disse um palavrão
e ele não ouviu o palavrão.
— Eh! Gaetaninho! Vem pra dentro.
Grito materno sim: até filho surdo escuta. Virou o rosto tão feio de sardento, viu a mãe e viu o chinelo.— Súbito!
Foi-se chegando devagarinho, devagarinho. Fazendo beicinho. Estudando o terreno. Diante da mãe e do chinelo parou.
Balançou o corpo. Recurso de campeão de futebol. Fingiu tomar a direita. Mas deu meia volta instantânea e varou pela esquerda porta adentro.
Eta salame de mestre!
Ali na Rua Oriente a ralé quando muito andava de bonde. De automóvel ou carro só mesmo em dia de enterro.De enterro ou de casamento.
Por isso mesmo o sonho de Gaetaninho era de realização muito difícil.
Um sonho.
O Beppino por exemplo. O Beppino naquela tarde atravessara de carro a cidade. Mas como? Atrás da tia Peronetta que se
mudava para o Araça. Assim também não era vantagem.
Mas se era o único meio? Paciência.

(...)

Trecho de “Contos Avulsos”

Seguiram já a noite vinha descendo.Daí a vinte minutos estavam chegados. Estação pequetita, encheu a plataforma. A Filarmônica iniciou imediatamente a Canção do Soldado Paulista. E o major dava suas últimas instruções aos bravos de Jataí-Vila quando o chefe da estação chegou todo transtornado.
- Seu major!
Seu major suspendeu as instruções, ficou esperando.
- Seu major! Deu-se!
- O quê?
- A coisa!
- Hein?
- A coisa! OWashington! Não percebo, homem!
- AREVOLUÇÂOVENCEU!
- Estás doido!
O chefe da estação ficou possesso:
- Eu, doido? O senhor é que está maluco! Se não é analfabeto leia isto!
Tirou do bolso um papel, encostou-se à cara do major. O major pegou no papel, deu para Nicolau ler. Nicolau leu:
- 5-0-9. 7-1-3. Centenas invertidas pelos cinco...
O chefe deu um pulo.
- Não é esse!
Arrancou o joguinho dasmãos do Nicolau, meteu no bolso, puxou outro papel, leu, deu para Nicolau ler. Nicolau leu três vezes. Ia ler outra vez com os olhos cada vez mais esbugalhados, mas o major não deixou. (...)
Trecho de “Mana Maria (inacabado)”
Adelaide, portuguesa peituda, cantava lavando o terraço. O cometa do tripeiro soou na esquina, insistiu inutilmente diante dos 52 (Adelaide não deu importância), foi soar...
tracking img