Modelo projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DA INSTITUIÇÃO
NOME DO ACADÊMICO

TÍTULO DO PROJETO CENTRALIZADO NEGRITO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

CIDADE
2011
NOME DO ACADÊMICO

TÍTULO DO PROJETO CENTRALIZADO NEGRITO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Projeto de pesquisa apresentado ao (NOME DA INSTITUIÇÃO) como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de Metodologia da Pesquisa.MARINGÁ
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA 3
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 3
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos Específicos 4
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5
2.2 A metodologia em uma pesquisa bibliográfica 5
2.3 A metodologia em uma pesquisa de campo 6
2.3.1 População e amostra da pesquisa de campo 6
2.3.2 Descrição da população 6
2.3.3Instrumentos de pesquisa 6
3 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

A Introdução deve situar o projeto no contexto do tema escolhido, permitindo um nivelamento dos conhecimentos e possibilitando a compreensão do que vai ser apresentado ao longo do projeto. Deve ainda conter um breve histórico do tema a ser abordado, assim como as motivações que levaram os autores a propor o projeto e adescrição dos aspectos que caracterizem sua relevância científica e social.
Não há necessidade de uma revisão bibliográfica especificamente, porém, a introdução deverá apresentar as referências necessárias ao embasamento dos pressupostos do trabalho. A revisão deve permitir uma adequada compreensão do estado atual do conhecimento sobre o tema que será abordado.
Assim, a esseitem deve permitir caracterizar a importância do tema e a necessidade de realizar o projeto. A Introdução pode terminar com uma questão de pesquisa, que caracterize de maneira desdobrada o conteúdo da problemática que se vai pesquisar e estudar.

1 TEMA

Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece serfeito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.
Ex: Evasão escolar na cidade de Maringá na década de 2000.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida que será confirmada ou negada através do trabalho depesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema de pesquisa, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta.
Ex.: Que fatores provocam a evasão escolar nas escolas públicas de Maringá?

1.3 JUSTIFICATIVAA justificativa de um projeto consiste em apresentar todos os motivos pelos quais será desenvolvida a pesquisa dentro do tema proposto.
O conteúdo de uma justificativa deve contemplar dois aspectos: importância ou relevância do tema e a abrangência do assunto, isto é, o relato do interesse da comunidade humana, especialmente no presente, em relação ao tema que se querpesquisar.

1.4 OBJETIVOS

Os objetivos são os resultados concretos a que se pretende chegar com a elaboração da pesquisa. A especificação dos objetivos de uma pesquisa deve responder às questões para quê? e para quem?. Os objetivos estão ligados ao problema da pesquisa, do qual são decorrentes e, na sua essência, constituem aquilo que precisa ser feito para que o problema da pesquisa sejaresolvido.

1.4.1 Objetivo Geral

O objetivo geral expõe ou diz respeito a uma visão global e abrangente do tema escolhido para o estudo, vinculando-se diretamente ao tema indicado na pesquisa.
Para a formulação do objetivo geral, devem ser usados verbos que admitam muitas interpretações, tais como: Demonstrar, analisar, apreciar, entender, aperfeiçoar, julgar, melhorar,...
tracking img