Modelo osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo OSI

Modelo OSI define um conjunto de 7 camadas e de funções a serem executadas em cada camada. Esse número (sete) não é propriamente um número mágico, mas é um compromisso entregerenciabilidade e desempenho (poucas camadas significa acúmulo de funções na mesma camada e maior dificuldade de implementação, e muitas camadas pode implicar em dificuldade de gerenciar um númerogrande de camadas).
# Objetivos:
◦ criar um modelo padrão, baseado em uma arquitetura de diversos níveis que possa orientar o projeto e implementação de protocolos.
◦ O objetivo principal é aconvergência de sistemas.
◦ Deve tratar o problema em diversos níveis, especificando o que deve ser tratado por cada um dos níveis, bem como as interfaces entre cada nível. Assim, se forem feitas alteraçõesno âmbito de um determinado nível, isto não deve afetar a estrutura global.

Níveis ou Camadas do Modelo OSI

Camada 1: Camada Física → É responsável por definir todas as características técnicasdos dispositivos elétricos e especificações físicas. Incluindo o layout de pinos, voltagens e especificações de cabos. Ainda nesta camada fazem parte dela os hubs, adaptadores de redes.

Suasprincipais funções são:
◦ Estabelecer e Encerrar uma conexão com um meio de comunicação;
◦ Fazem as devidas conversões da representação de dados digitais dos;
◦ equipamentos e os sinais transmitidosatravés dos meios de comunicação;
◦ Controle de Acesso ao meio;
◦ Confirmação e Retransmissão de quadros;
◦ Controle de Quantidade e velocidade de transmissão na rede;

Camada 2: Camada de Enlace ouLink de Dados → É responsável por fornecer meios funcionais para a transferência de dados entre os dispositivos da rede. Também detecta e corrigi possíveis erros da Camada Física. Ajeita os bits emblocos chamados quadros.
O exemplo mais conhecido desta camada é a Ethernet. Outros são 802.11 (WiFi), Frame Relay e ATM. Na família TCP/IP temos o PPP e o SLIP. Aqui operam bridges (pontes) e...
tracking img