Psicofarmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEEVALE
CURSO DE ENFERMAGEM
FARMACOLOGIA
Prof.ª LAURA

LISIANE ABREU

PSICOFARMACOLOGIA DE ANTIDEPRESSIVOS
De acordo com a leitura do referido artigo, evidenciou-seque a descoberta no final da década de 50 de drogas antidepressivas e sua utilização na prática clínica tornou a depressão um problema médico passível de tratamento, semelhante a outras doenças comodiabetes e a HAS. Até a década de 80, havia duas classes de antidepressivos, os tricíclicos (ADTs) e os inibidores de monoaminooxidase (IMAOs), ambos eficientes porém apresentavam efeitos colateraisindesejáveis causados pela inespecificidade de sua ação farmacológica e eram potencialmente letais em casos de superdosagem. Já nas últimas décadas, surgiram novas classes de antidepressivos, quediferem dos clássicos ADTs e IMAOs, irreversíveis pela seletividade farmacológica, modificando e atenuando os efeitos colaterais.
Mesmo, com avanços na pesquisa não se dispõe de uma explicaçãocompleta e adequada do funcionamento dos antidepressivos. Sabe-se que antidepressivos com estruturas diferentes possuem em comum a capacidade de aumentar agudamente a disponibilidade sináptica de um oumais neurotransmissores, através da ação em diversos receptores e enzimas específicos. Apesar de essencial, este efeito não explica a demora para se obter resposta clínica (de 2 a 4 semanas em média),sugerindo que a resoluçãodos sintomas da depressão requeira mudanças adaptativas na neurotransmissão.
Atualmente os antidepressivos, preferencialmente, são classificados em função da açãofarmacológica, mais útil na prá-tica clínica porque os antidepressivos de nova geração não compartilham estruturas comuns. Atualmente podemos dividi-los de acordo com o mecanismo de ação proposto,aumentando a eficiência sináptica da transmissão monoaminérgica ( particularmente de neurônios noradrenégicos e/ou
serotonérgicos). Medicamentos antidepressivos produzem aumento na concentração de...
tracking img