Modelo diamante de michael porter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Modelo Diamante de Michael Porter é um modelo que auxilia na compreensão da posição competitiva de uma nação, principalmente em uma economia globalizada. Para Porter ocrescimento de uma indústria pouco tinha relação com os fatores apresentado pelo economia tradicional, por isso sugeriu o novo modelo.
A vantagem competitiva de nações deacordo com o modelo diamante sofre influencias de quatro fatores e atividades que estão interligados entre si e sofrem interferências diretas do governo. Sendo eles asindustrias relacionadas e de suporte; condições da demanda; estrategia, estrutura e rivalidade; e as condições dos fatores.

1- Industrias relacionadas e de suporte: Se há,no país ou na região, empresas fornecedoras ou que atuam em áreas correlatas à da empresa internacionalizada, que permitem o acesso rápido e eficiente a produtos e insumoseconomicamente rentáveis no nível internacional.

2- Condições de demanda: Se há suficiente demanda para os produtos e serviços ofertados pela empresa. Quanto maior ademanda. Maior será a pressão para as empresas melhorarem sua competitividade.

3- Estrategia, estrutura e rivalidade: A competição direta é o principal motivo pelo qual asempresas trabalham para aumentar a sua produtividade e inovação.

4- Condições de fatores: A condição do país ou região para disponibilizar recursos necessários para ofuncionamento da empresa como por exemplo mão-de-obra especializada, infraestrutura e capital para investimento.

O papel do governo no Modelo Diamante de Porter é de agircomo um catalisador e um desafiador, ou seja, encorajar as empresas a aumentarem suas metas e mudarem para um uma level mais alto de competitividade de performance.
tracking img