Atividade colaborativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Outra abordagem amplamente conhecida, e talvez a mais empregada para análise de aglomerados produtivos, é o chamado "Diamante de Porter", descrita no livro de Michael Porter A vantagem competitivadas nações (Porter, 1989), a partir de estudos empíricos em diversos países. Esta foca essencialmente em clusters (aglomerados industriais altamente dinâmicos), suas estratégias e competitividade. Osquatro lados do Diamante são constituídos por: (i) condições de fatores (recursos, habilidades, tecnologias, capital, etc.), (ii) condições de demanda, (iii) elos para relacionar e auxiliar indústriase, (iv) estratégia das firmas, estrutura e competição. Cada atividade econômica é vista como parte de um aglomerado de atividades e agentes, ao invés de isoladamente.


Como aspectos disciplinaresdistintivos entre as duas abordagens tratadas, podemos citar que, enquanto a abordagem de SI está mais vinculada ao processo de inovação tecnológica (IT) e ao campo da C&T, o Diamante de Porter,refere-se essencialmente à arena competitiva comercial e à gestão empresarial. Como métodos analíticos, ambas as abordagens compartilham similaridades, como na tendência em focar os fundamentos paraentender o comportamento dos sistemas.

Nestes ambientes, fatores mais "primitivos", mas importantes para a formação da competitividade das empresas e o fortalecimento dos aglomerados, são condiçõesessenciais para o crescimento econômico do sistema, e não podem ser negligenciados. Entre tais fatores, podem ser incluídos aspectos operacionais (como a redução dos desperdícios, o aumento da produtividadee da qualidade dos produtos e serviços, além de outros), além de alguns estruturais (como a formação de coalizões para a eliminação de barreiras à absorção de novas tecnologias e a cooperaçãoinstitucional).

no caso do Diamante, a consideração de estratégias competitivas e cooperativas, que refletem uma forma de adaptação ao meio para garantir a sobrevivência.

- o modelo do diamante. ...
tracking img