Execursão de movimento harmônico simples

1261 palavras 6 páginas
UNIJORGE – CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ADRIANO PEREIRA
ANDRÉ QUEIROZ
CAMILlA CALDEIRA
LEANDRO PORTELA
SAMUEL COELHO

execurção de movimento harmônico simples (mhs) com pêndulo simples

Salvador
Outubro, 2009

UNIJORGE – CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

exercução de movimento harmônico simples (mhs) com pêndulo simples

Relatório de Experimento apresentado para avaliação da Disciplina Física Aplicada II do 2° semestre, do Curso de Engenharia da Produção, do Centro Universitário Jorge Amado, sob orientação do Prof. Clovis Andrade de Almeida.

Salvador
Outubro, 2009
RESUMO

Com estudos prévios sobre o assunto a ser realizado na pratica, executamos a montagem dos equipamentos para a iniciação da mesma. Com um pêndulo preso a um cordão calculamos a variação do deslocamento onde aplicamos uma força horizontal em cada situação. O pêndulo ao ser deslocado, contávamos o numero de oscilações que foi determinado (repetindo o mesmo varias vezes), onde marcamos em um cronômetro o seu tempo de oscilações em segundos. Após as medidas calculamos o período e a freqüência, para posteriormente calcularmos a amplitude, e por fim, conferir sua gravidade.

SUMÁRIO

OBJETIVO 5

INTRODUÇÃO TEÓRICA 5

MATERIAL UTILIZADO 6

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6

ANALISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS 7
PERIODO 8
GRAVIDADE 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

OBJETIVO

Com enfoque de determinar a amplitude de oscilação, colocamos em pratica as atividades abordadas no laboratório. Após calcularmos as oscilações e o tempo de deslocamento de cada pêndulo, usamos o tempo do mesmo e dividimos pelo valor de

Relacionados