Instituto Politécnico de Coimbra
Escola Superior Agrária

Teoria das vantagens comparativas

Vs

Teoria das vantagens competitivas

2º Ano Licenciatura em Ecoturismo
Unidade Curricular:Economia

Rita Silva 20090495
Resumo

David Ricardo, um dos principais representantes da economia política clássica, lançou em 1817 uma obra de nome “PRINCÍPIOS DE ECONOMIA POLÍTICA ETRIBUTAÇÃO”. Nesta obra, demonstrou que duas nações podem beneficiar do comércio livre, mesmo uma nação sendo menos eficiente em termos de produção de bens, do que o seu parceiro comercial. Ricardo defendia que nãoé a quantidade de dinheiro de um país nem o valor desse dinheiro que definem a riqueza de uma nação. O autor acreditava então que o que define uma nação, é a abundância de mercadorias contribuintespara a comodidade e bem-estar dos habitantes desse país.

Mais tarde, em 1990, Michael Porter, professor da “Harvard Business School”, formulou a teoria “A VANTAGEM COMPETITIVA DAS NAÇÕES” ondedescreve como é possível estimular a economia de um país através de empresas competitivas. Nesta obra, após analisar as bases da competição, definiu as cinco forças competitivas:
* Rivalidade entre osconcorrentes;
* Poder de Negociação dos clientes;
* Poder de Negociação dos fornecedores;
* Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes;
* Ameaça de produtos substitutos.
Foi tambémneste livro que Porter lançou o “Modelo do Diamante”.

Fig. 1 – Modelo de Diamante de Michael Porter

1. Introdução

Neste trabalho irei explicar em que consistem as referidas “VantagensComparativas” assim como as “Vantagens Competitivas”. Irei também definir 3 das vantagens competitivas para Portugal, relativamente à área do Turismo.

2. Vantagens comparativas e vantagenscompetitivas, o que são?

A teoria das vantagens comparativas, surge a fim de explicar porquê e como é que o comércio entre dois países, regiões ou pessoas, pode ser benéfico, mesmo um deles sendo... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Economia - vantagens comparativas vs vantagens competitivas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Vantagens-Comparativas-Vs-Vantagens/53587.html

MLA

"Economia - vantagens comparativas vs vantagens competitivas" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Vantagens-Comparativas-Vs-Vantagens/53587.html>.

MLA 7

"Economia - vantagens comparativas vs vantagens competitivas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Vantagens-Comparativas-Vs-Vantagens/53587.html>.

CHICAGO

"Economia - vantagens comparativas vs vantagens competitivas." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Vantagens-Comparativas-Vs-Vantagens/53587.html.