O cativeiro babilonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CATIVEIRO BABILÔNICO
Por: Rosângela Steinheuser; Rogério Adriano Pinto; Walter Galvão de Medeiros

1. QUEM OS CATIVOU
Nabopolassar, governador da região do Golfo Pérsico, libertou Babilôniados assírios e em 626 a.C. foi proclamado rei. Continuou a obter vitórias sobre os assírios até que finalmente em 612 a.C. os Babilônicos e os medos tomaram Nínive, a capital da Assíria. Não seconcentraram em dominar a Assíria propriamente dita, mas partiram para a conquista de todo o império Assírio.
Os assírios retiraram-se para Harã, mas logo foram expulsos. Os egípcios temendo pela suasegurança marcharam para o norte a fim de ajudar os Assírios. O rei Josias de Judá tentou intercepta-los em Megido, mas na batalha que se travou foi morto e Judá foi subjugada ao Egito (2 Rs 23.29). Quatroanos mais tarde, em 605 a.C., o exército babilônico, comandado por Nabucodonosor, derrotou os egípcios em carquêmis (Jr 46.1-2), ampliando o império da Babilônia. Joaquim de Judá foi um dos muitosreis obrigados a pagar tributo a Nabucodonosor.
Depois de uma sangrenta batalha travada com os babilônios em 601 a.C., os egípcios encorajaram Judá a rebelar-se. Nabucodonosor enviou suas tropas paraesmagar a rebelião. Em 597 a.C. pouco depois que Joaquim assumira o trono. Judá foi novamente dominado. O rei e outros líderes do país foram deportados para a Babilônia. A política dos babilônios erade não apenas saquear e destruir, mas também enfraquecer as nações subjugadas e prevenir novas rebeliões, exilando os líderes (2Rs 24.10-17).
Apesar disso dez anos depois Zedequias, rei fantochecolocado no trono de Judá por Nabucodonosor, pediu ajuda dos egípcios. Os babilônios invadiram Judá e sitiaram Jerusalém. O assédio durou dezoito meses. Finalmente abriram uma brecha nos muros e em 586AC Jerusalém. Zedequias foi feito prisioneiro e teve os olhos furados. Os objetos de valor do templo foram levados para Babilônia. Jerusalém e seu templo foram destruídos e os cidadãos deportados. Só...
tracking img