Modelo de relatorio para tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PROJETO DE PESQUISA



O Projeto de Pesquisa é o documento que compõe as diretrizes que nortearão as atividades do aluno junto às atividades que desenvolverá no seu trabalho de pesquisa. Este documento ‘representa o resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido’ (Furasté, 2002)

1.1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

A elaboração do Projeto deverá seguiras normas estabelecidas pela Associação de Normas Técnicas – ABNT, respeitando as Normas NBR 14.724/2002 que se volta para a Apresentação de Trabalho, NBR 6023/2002, destinada às normas de Citação em Documentos e das Regras de Referências Bibliográficas. A estrutura do Projeto deverá ser a seguinte:

1.1.1 Capa

Elemento obrigatório. Corresponde a parte externa do trabalho, servindo, também,como proteção do trabalho. Deve apresentar os seguintes dados:

* Instituição de Ensino (centralizado e respeitando a hierarquia organizacional)
* Título (centralizado)
* Subtítulo (se houver)
* Local (centralizado)
* Ano (centralizado)

1.1.2 Sumário

Elemento obrigatório. Apresenta como finalidade facilitar a consulta e visualização do conteúdo dotrabalho. Para sua elaboração, consultar a Norma da ABNT (NBR 6027). Conforme Apêndice 05 (pg 35)

1.1.3 Dados de Identificação

Elemento obrigatório. Visa apresentar todas as informações que facilitam a localização dos dados relevantes do projeto, citando os seguintes elementos:

* Tema ( Tema geral sobre o assunto a ser tratado)
* Delimitação do Tema (Título)
* Orientando(Aluno)
* Orientador (Professor)
* Local onde desenvolverá sua proposta


1.1.4 Introdução

Elemento obrigatório. Apresenta o tema ou objeto de estudo, fornecendo uma visão geral do trabalho a ser realizado. O aluno deve apresentar, sucintamente, a realidade (problemática) do local onde desenvolverá a pesquisa, os objetivos que pretenderá atingir com tal proposta, a justificativa(o que o levou a trabalhar tal tema), a metodologia (como irá desenvolver as atividades propostas) e os resultados esperados das atividades a serem desenvolvidas no campo de estágio.

1.1.5 Formulação do Problema

Elemento obrigatório. Um problema pode ser definido tanto a partir da observação, quanto teoria, ou ainda de um método que se queira testar. No contexto de um projeto de práticaprofissional, um problema é uma situação não resolvida, mas também pode ser a identificação de oportunidades até então não percebidas pela organização. Nada impede que o interesse parta de uma preocupação acadêmica. A problemática pode se referir a controvérsias teóricas sobre determinada questão, ou à possibilidade de testar um modelo ou instrumento. Apresenta como finalidade estabelecer asituação que está causando o interesse de intervenção, sendo válido ressaltar que este item deve ser estruturado sob a forma de PERGUNTA.

1.1.6 Objetivos

Elemento obrigatório. Segundo Furasté, 2002, é a definição, com precisão e clareza, das metas, propósitos e resultados concretos a que se pretende chegar.
Deve ser obrigatoriamente, iniciado por verbo no infinitivo.
Divide-se em:

* GeralCorresponde à pergunta: O QUE O ALUNO pretende alcançar OU atingir com a pesquisa, lembrando que tal objetivo deve estar atrelado ao tema problema, ou seja, não pode fugir do contexto apresentado no problema.
* Específicos

Corresponde aos passos necessários que o aluno deverá tomar para atingir o que deseja (Objetivo Geral), ou seja, deve apresentar o que será feito ao longo dapesquisa para responder às necessidades identificadas.

1.1.7 Justificativa

Elemento obrigatório. Nesta parte o aluno irá apresentar as razões que o levaram a escolher tal temática, em seguida, destacará sua relevância, bem como direcionará para Engenharia de Segurança do Trabalho, a fim de demonstrar os benefícios que a sua proposta de intervenção implicará em resultados efetivos.

1.1.8...
tracking img