Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4 – Juros Compostos

• Taxas de juros nominais é a taxa de juros em que a unidade referencial de seu tempo não coincide com a unidade de tempo dos períodos decapitalização. A taxa nominal é sempre fornecida em termos anuais, e os períodos de capitalização podem ser semestrais, trimestrais, mensais ou diários. São exemplos de taxas nominais:Exemplos:
 1200% ao ano com capitalização mensal.
 450% ao semestre com capitalização mensal.
 300% ao ano com capitalização trimestral.

• Taxa de juros efetiva é ataxa de juros em que a unidade referencial de sue tempo coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização. São exemplos de taxas efetivas:

 120% ao mês comcapitalização mensal.
 450% ao semestre com capitalização semestral.
 1300% ao ano com capitalização anual.

Taxa de juros proporcionais é taxas de juros fornecidas emunidades de tempo diferentes que, ao serem aplicadas a um mesmo principal durante um mesmo prazo, produzem um mesmo montante acumulado no final daquele prazo, no regime dejuros simples.

 12% ao ano é proporcional a 6% ao semestre;
 1% ao mês é proporcional a 12% ao ano.

Taxa de juros equivalentes são taxas de juros fornecidas emunidades de tempo diferentes que ao serem aplicadas a um mesmo principal durante um mesmo prazo produzem um mesmo montante acumulado no final daquele prazo, no regime de juroscompostos.
O conceito de taxas equivalentes está, portanto, diretamente ligado ao regime de juros compostos.
Assim, a diferença entre taxas equivalentes e taxasproporcionais se prende exclusivamente ao regime de juros considerado. As taxas proporcionais se baseiam em juros simples, e as taxas equivalentes se baseiam em juros compostos.
tracking img