Modelo de projeto de pequisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO
(TEXTO CENTRALIZADO, LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE 18, NEGRITO)









NOME DO AUTOR
(TEXTO CENTRALIZADO, LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE 16, NEGRITO)







TÍTULO DO TRABALHO:
SUBTÍTULO
(texto centralizado, letras maiúsculas, fonte 18, negrito, espaçamento 1,5)
















CIDADE
ANO
(texto centralizado, letras maiúsculas, fonte14, sem negrito, localizado nas duas últimas linhas da folha)
NOME DO AUTOR
(texto centralizado, letras maiúsculas, fonte 16, negrito)












TÍTULO DO TRABALHO:

SUBTÍTULO

(texto centralizado, letras maiúsculas, fonte 18, negrito)




Trabalho de conclusão de curso apresentado à universidade sagrado coração, para a obtenção do título dexxx, sob orientação do prof. Dr. ......

(texto justificado, fonte 12, sem negrito, alinhada do centro para a direita, espaçamento simples)












CIDADE
ANO
(texto centralizado, letras maiúsculas, fonte 14, sem negrito, localizado nas duas últimas linhas da folha)

1 INTROdução


1.1 TEMA

Assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir por curiosidadecientífica, dificuldade encontrada em trabalhos já desenvolvidos a determinado respeito, sugestão de entidade responsável (encomenda).
Na delimitação de um tema deve-se levar em consideração espaço, tempo e clareza na especificação do que se está pesquisando. Quanto mais delimitado o tema, mais objetivo será o levantamento, porém mais difícil encontrar literatura específica.

1.2 PROBLEMASua elaboração prende-se ao tema proposto. A formulação de um problema é uma proposição mais precisa que o tema. Deve ser elaborado como uma pergunta. O trabalho deve ser resumido na pergunta do problema da pesquisa. O problema deve ter no mínimo duas variáveis. Exemplo de problema: “O diminuição da renda da população que mora nas favelas do Rio de Janeiro pode ser um fator que ajudou aaumentar o índice de criminalidade na cidade e na região?”.
Na conclusão da pesquisa, o problema deverá ser respondido. Caso o pesquisador perceba que o problema ainda não pode ser respondido, deverá continuar sua pesquisa.

1.3 HIPÓTESES

É a resposta provável, suposta e provisória do problema. Pode haver mais de uma hipótese. Na conclusão da pesquisa, as hipóteses deverão serconfirmadas ou refutadas. As hipóteses ajudarão a responder o problema.



2 objetivos


2.1 OBJETIVO GERAL

Ligado à visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com os eventos e fenômenos intrínsecos ao estudo. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve ser enunciadas inicialmente por um verbo que exteriorize uma ação.



2.2 OBJETIVOSESPECÍFICOS



Apresentam caráter mais concreto. Têm função instrumental para auxiliar a alcançar o geral. Também devem ser enunciadas inicialmente por um verbo que exteriorize uma ação.
3 justificativa

CONTRIBUI DIRETAMENTE NA ACEITAÇÃO DA PESQUISA POR PARTE DO ORIENTADOR E ENTIDADE ENVOLVIDA. APRESENTA AS RAZÕES DE ORDEM TEÓRICA E DOS MOTIVOS DE ORDEM PRÁTICA PARA A REALIZAÇÃODA PESQUISA. DEVE ENFATIZAR:
• O estágio em que se encontra a teoria sobre o tema;
• As contribuições teóricas da pesquisa;
• Importância do tema do ponto de vista geral;
• Importâncias do tema para os casos particulares em questão;
• Possibilidade de sugerir modificações na realidade inserida no tema proposto; e
• Descobertas parasoluções para casos gerais ou particulares.
A justificativa é o momento de “vender o peixe” de uma pesquisa. O pesquisador deve estar muito confortável com a idéia da pesquisa para que possa convencer o orientador e todos os envolvidos na pesquisa de que o assunto é de importância para ser pesquisado. Deve enfatizar a importância da pesquisa em três esferas: a acadêmica, a social e a pessoal....
tracking img