Modelo de projeto de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
André Yuri Pinheiro dos Santos










USOS E ABUSOS DO ESPAÇO VIRTUAL DE TRABALHO:
realidade e mito
















Juiz de Fora

2006
José Maria da Silva











USOS E ABUSOS DO ESPAÇO VIRTUAL DE TRABALHO:
realidade e mito







Projeto de Monografia apresentado ao curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior como requisitoparcial à apresentação da Monografia de Conclusão de Curso.

Orientador: Prof. Dr. Francisco José Sá









Juiz de Fora

2006


SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 3




1. OBJETIVOS 4
1 Geral 4
1 Específicos 4

2. JUSTIFICATIVA 5


3. QUESTÃO/PROBLEMA 6

4. HIPÓTESE 7

5. METODOLOGIA 8

6. CRONOGRAMA 9

7. ESQUEMA PROVISÓRIO 10

BIBLIOGRAFIA 11INTRODUÇÃO


A presente pesquisa pretende observar e descrever os usos e possíveis abusos relacionados à utilização da internet nos locais de trabalho, aqui, especificamente, um estudo de caso a se realizar na empresa denominada X.
Parte-se do pressuposto de que é muito grande a utilização de meios virtuais no sentido de se facilitar o trabalho nos grandes conglomerados empresariais. Ademanda por estes meios chega velozmente às empresas de médio e pequeno porte, a tal ponto que aquelas que não se orientam nesse sentido acabam por ficarem marginalizadas do processo de globalização da economia, à margem do que acontece no mundo.
O que se pergunta neste projeto de estudo, e que futuramente tentar-se-á responder, é o quão mito ou realidade é a utilização indevida de e-mailsparticulares e comunicadores instantâneos por parte dos trabalhadores nas empresas, o que ocasionaria prejuízo financeiro aos seus proprietários.
Não se partirá aqui, simplesmente, de uma análise estatística dos dados obtidos junto aos provedores de serviços das empresas. Acredita-se que esses números, neles mesmos, não diriam claramente o que acontece verdadeiramente nas estaçõesinformatizadas de trabalho. Pretende-se, também, averiguar qualitativamente, a visão que tem o funcionário de tal atitude incorreta no local de trabalho, seja ela real ou imaginária, mito ou realidade.
Assim, qualitativa e quantitativamente pretende-se lançar um olhar panorâmico acerca da questão, tirando daí algumas considerações. Adiantando, parte-se, nesta pesquisa, da hipótese de que é mais mito querealidade a possibilidade de que os empresários estejam arcando com prejuízos financeiros devido à má utilização da internet no trabalho. Não que ela não ocorra, mas que ocorre num grau pequeno que não se traduziria em um costume endêmico.
No entanto, essa é somente uma hipótese de trabalho, avançada aqui simplesmente para nortear a presente intenção de pesquisa; respostas diferentes do queaqui se adiantou serão analisadas de forma tão imparcial quanto possível.


1. OBJETIVOS


1.1 Geral


O objetivo básico da presente pesquisa é observar até que ponto acontece o uso indevido da internet na empresa X, através de mensagens eletrônicas particulares alheias aos interesses da empresa e dos comunicadores instantâneos, e se tal uso estaria afetando negativamente o desempenho dessaempresa, tanto na questão da produtividade quanto da vulnerabilidade aos vírus de rede. Pretende-se mensurar o impacto financeiro desse possível indevido uso da Internet nesta empresa, através da análise dos registros de acesso aos seus servidores de banda larga.


1.2 Específicos


✓ Elaborar um breve histórico da Rede Mundial de Computadores e sua chegada ao Brasil
✓ Elaborar um brevehistórico da empresa X
✓ Pesquisar o tempo de permanência dos funcionários da empresa X frente ao computador
✓ Pesquisar a missão da empresa X e seus regulamentos de conduta no trabalho
✓ Perceber se os funcionários da empresa X que lidam com a informática são adequadamente preparados para tal função
✓ Analisar a planilha de acessos à rede local da empresa X


2. JUSTIFICATIVA


Fato...
tracking img