Resumo do capitulo xi do livro 3 da obra cidade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capítulo XI do livro 3 de A Cidade Antiga

*Nos tempos antigos, o que constituía o vínculo de toda sociedade era o culto, assim o culto de uma cidade era a reunião daqueles que tinham osmesmos deuses protetores, que celebravam os atos religiosos no mesmo altar. O altar da cidade ficava fechado dentro de um edifício que os gregos chamavam de pritaneu e os romanos templo de vesta, enão havia nada mais sagrado na cidade do que esse altar. Na Grécia essa veneração foi se enfraquecendo devido a beleza dos templos, das estátuas, riqueza das lendas, mas isso não se deu em Roma. Osromanos nunca perderam a convicção de que o destino da cidade estava ligado ao lar que representava seus deuses.
Certo dia houve um incêndio que ameaçou o templo de vesta, a cidade inteira ficou alarmada.Passado este, o senado ordenou que o cônsul descobrisse quem eram os autores do incêndio, e ele acusou alguns habitantes de Cápua que se encontravam em Roma. A acusação não tinha provas, mas o cônsulraciocinou que o incêndio só poderia ser causado por seu maior inimigo. O cônsul, dominado pelas idéias religiosas, julgava que seus inimigos não haviam encontrado meio mais seguro de vencê-los doque destruindo-lhes o lar.
*Assim como o culto domestico era secreto, o culto público também era proibido para os estrangeiros.
*Cada cidade tinha seus deuses próprios que não pertenciam senão a ela.Eram chamados de lares, penates, gênios, demônios, heróis; sob todos esses nomes haviam almas humanas divinizadas pela morte e eram quase sempre antepassados do povo. Os corpos eram enterrados nacidade ou nos seus arredores e de acordo com a crença a alma não abandona o corpo, portanto eles ficavam ligados a terra protegendo a cidade e o país.
Todo homem que prestara grandes serviços a cidade eque tenha impressionado vivamente a imaginação do povo, já tinha os requisitos necessários para se tornar herói.
*Os mortos, fossem quais fossem, eram os guardas do país, sob a condição de lhes...
tracking img