Modelo de diagnostico social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE AHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO PADRÃO
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
DORA ALINE MARQUES GOMES
RA - 181768

1.1 Identificação do Campo:
Instituto Penal de Campo Grande, MS - IPCG
Rua Indianápolis, s/n°
Bairro: Jardim Noroeste, BR 262 - Km 08, Cep: 79045-120
Campo Grande, MS
Contato telefônico: (67) 3901-3447
E-mail: ipcg@agepen.ms.gov.br

1.2Identificação do Supervisor de Campo
Supervisora: Maria Guiomar de Almeida
Nº do CRESS: 1716 21ª Região - MS
E-mail: guiomarfurquim@hotmail.com


1.3 Descrição geral do campo:
- Histórico:
O Instituto Penal de Campo Grande (IPCG)-MS foi inaugurado em 11 de junho de 1979 pelo governo de Marcelo Miranda Soares. O órgão responsável pelo Sistema Penitenciário do MS é a AGEPEN, é uma entidadeautárquica, vinculada com a SEJUSP/MS- Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública/MS, possui patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira.
- Cultura Organizacional:
O quadro profissional penitenciário é composto de diferentes categorias funcionais, de acordo com as necessidades do serviço com especificação de atribuições relativas às funções de direção, chefia e o assessoramentodo estabelecimento e demais funções.
- Organograma:

O Instituto penal dispõe da seguinte estrutura:
I- Órgão de Direção Superior:
a)- Diretoria:
1- Diretor de unidade prisional;
2- Diretor Adjunto de Unidade Prisional;
II- Assessoramento:
a)- conselho disciplinar- onde é definido a sanção do preso em casos de indisciplina, sendo aplicadas pelo Diretor da unidade, após recomendação doConselho Disciplinar.
b)- comissão técnica da classificação- é composta de um Assistente Social e um Psicólogo, que aplicam entrevistas para juntos elaborarem laudos para encaminhar ao Juiz para que o mesmo faça a progressão ou regressão do sentenciado.
III- Setores de atividades específicas:
a)- setor administrativo- é responsável pela administração do local, sendo de sua competência fazercompra de equipamentos, material de uso diário e também cuida da manutenção do prédio da unidade prisional.
b)- setor Psicossocial (Serviço Social e Psicologia)- realizam encaminhamentos para os demais setores, faz atendimento ao interno, fazendo interligação entre o preso e a família do mesmo.
c)- setor de trabalho- é responsável por cadastrar, orientar, encaminhar, fiscalizar o interno emsuas atividades laborais. Além de estabelecer parcerias com empresas para que o interno possa trabalhar para ter a redução da pena.
d)- setor de assistência médica- atende o interno que esta debilitado por conta de algum problema de saúde e elabora encaminhamentos para postos de saúde e hospitais.
e)- setor educacional- é responsável por engajar o interno no EJA desde sua alfabetização até aconclusão do Ensino Médio.
f)- setor de segurança- são responsáveis pela segurança do interno e manter a integridade física do mesmo.
g)- setor de disciplina- é o setor responsável por autorizar e cancelar prévios de carteiras para visita; mudança de solários; transferência de presos; fiscalização de disciplina, distribuindo trabalho e observando a aplicação educativa dos presos; anotações dasfaltas disciplinares em ficha própria; manutenção das fichas disciplinares, bem como o arquivo da mesma; cumprimento de sanções disciplinares, observando o tempo de punição e seu término; anotação de todo e qualquer beneficio alcançado pelo interno; dar ciência aos presos dos despachos, sanções, recompensas e outros; concessão de audiências aos presos quando solicitado, fiscalização e manutenção dasatividades; elaboração de normas disciplinares; emissão de pareceres disciplinares.
h)- setor de vigilância- coordena e fiscaliza a escala de serviço dos plantões de oficiais e agentes; manter sob vigilância todas as dependências da unidade e os visitantes; proceder periodicamente com os oficiais e agentes as revistas gerais na unidade e efetivo; solicitar em caso de necessidade devidamente...
tracking img