Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
| |

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

JOSE APARECIDO LOPES DOS SANTOS





GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS









||


ARAÇUAÍ-MG
Setembro de 2011
JOSE APARECIDO LOPES DOS SANTOS


















GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


Projeto de Estágio apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Administraçãode Pequenas e Médias Empresas.


Tutor Orientador: Rodrigo Clivati Scerbo


Orientador: Profª. Luciane de Paula S. Koetz





ARAÇUAÍ-MG

Setembro de 2011
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 6
3. OBJETIVOS 8
3.1 Objetivo Geral 8
3.2 Objetivos Específicos 8
4. METODOLOGIA 3
4.1 Delimitação do Objeto emEstudo 3
4.2 Coleta de Dados 3
4.3 Caracterização do Projeto 3
4.4 Definição Relacionada à População e Amostra 10
4.5 Técnica, Análise e Interpretação de Dados 10
5. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 11
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 15
7. CRONOGRAMA 19
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

1. INTRODUÇÃO


A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas einstrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pelaqualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional.
O propósito deste trabalho é contribuir ao desenvolvimento de uma nova abordagem sobre gestão de recursos humanos que toma em conta a evolução das iniciativas de reforma do setor público nas décadas de 80 e 90. Nossa reflexão parte diretamente daanálise clássica de Weber (1946) sobre a burocracia nas sociedades modernas. Apesar de ter havido, nos anos 90, por parte de muitos sociólogos e economista (Giddens, 1994; Hutton, 1997; Rosanvallon, 1998; Souza Santos, 1996), um esforço de reflexão sobre o papel do Estado, que ajuda a superar o fosso ideológico criado pelos reformistas da Nova Direita em relação ás posições da social-democracia,caracteristicamente esses importantes autores estão mais preocupados com o futuro do empregado, das relações de trabalho e da proteção social nas sociedades modernas do que com o que é ordinalmente entendido como recursos humanos. Por isto, é que Weber escreveu no início do século XX continua ser uma referência importante. A Gestão Recursos Humanos é uma área relativamente nova, surgiu em torno doinício do século XX. Seu primeiro nome foi Relações Industriais (Chiavenato, 2004). Sua criação deveu-se por força do impacto da Revolução Industrial nas relações empregador versus empregado e, de lá para cá, foi crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir.
A percepção do empresário, geralmente, está associada ao queesta área pode agregar de valor a seu capital financeiro e econômico; e, pelo lado do trabalhador, que valor vai agregar a sua carreira, sua vida e a vida de sua família.
Desde a primeira Teoria Administrativa, onde se pregava a racionalização do trabalho, até os dias de hoje, onde o imperativo é a administração do trabalho dentro de um ambiente altamente tecnológico e competitivo,...
tracking img