Semirario de araxa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINARIO DE ARAXA
INTRODUÇÃO
No Serviço Social, o termo diagnóstico vem sendo conceituado por diversos autores com interpretações variadas. Alguns baseiam-se em sua etimologia, outros afastam-se dela, definindo-o como uma interpretação, uma descrição ou explicação de uma situação ou de um sujeito ¹ ou, ainda, como tentativa de compreensão da realidade.
Há, no entanto, insuficiência deestudos que esclareçam, com maior precisão e [1]profundidade, os aspectos teóricos e metodológicos do diagnóstico em Serviço Social a nível da comunidade.
Este trabalho constitui uma tentativa de abordagem do tema numa perspectiva crítica, tendo como escopo fornecer elementos para novas discussões e estudos em torno dos discursos correntes na literatura do Serviço Social.
Pode-se observarmediante o estudo das tendências de conhecimento e ação do Serviço Social, frente à realidade social, fundamentações distintas originadas nas grandes correntes metodológicas, segundo as orientações funcionalistas empiristas, de um lado, e histórico-estrutural, de outro. Os conhecimentos e as ações se diversificam em decorrência destas distintas orientações teórico-valorativo, procedimentosmetodológicos e objeto de conhecimento e ação.
De acordo com Carlos Boggio,² o conceito de diagnóstico no Serviço Social está relacionado intimamente com o próprio Serviço Social, que se vem reformulando historicamente. Segundo a concepção clássica do /serviço Social como
tecnologia, o diagnóstico é considerado um a etapa do processo de planejamento linear da ação, antepondo-se à programação. Apresentauma listagem bastante exaustiva de dados dos mais variados aspectos com vista a identificar uma determinada realidade. Neste caso, a postura que tem orientado o diagnóstico caracteriza-se pela influência das disciplinas terapêutica e pelas perspectivas metodológicas empirista e funcionalista. Cabe ao assistente social, dentro dessa orientação, julgar aquilo que constitui problemas ou necessidades daclientela. Essa postura se vincula a uma perspectiva de adaptação e ajustamento social.
O diagnóstico em Serviço Social a nível de Comunidade, conforme se apresenta em alguns posicionamentos mais recentes, constitui-se num componente inerente a própria ação e tem como características:
Fazer parte de um processo desenvolvido pela população residente na comunidade-área de atuação do ServiçoSocial, tendo o Assistente Social como co-participante; é um processo desenvolvido conjugadamente pela população e profissional, não sendo, predominante, uma fase do método utilizado pelo Assistente Social; Os aspectos da realidade a serem estudados são determinados pela população sujeita do processo; A interpretação da realidade da comunidade local vincula-se com a sociedade global, situada edatada historicamente;
O diagnóstico, como toda a prática nessa perspectiva se dirige para fins de transformação das relações sociais.
Nesta concepção de transformação social o diagnóstico constitui-se em etapas sucessivas e aproximativas da realidade, vivenciadas de forma conjunta pela população e o profissional de Serviço Social, e é orientado pela perspectiva metodológica histórica-estrutural.Nas formulações a nível de Comunidade, campo de atuação ³ do Serviço Social, são observadas ambas as tendências referidas acima, com características bipolares acentuadas. A primeira decorrente da influência norte-americana e a Segunda produto do movimento de reconceituação latino-americano. Essas duas tendências do Serviço Social serão denominadas nesse trabalho de “ajustamento social” e “transformação social” respectivamente.
Na América Latina , apesar da influência marcante dessas propostas, verifica-se, a partir da década de 60, a presença de uma nova alternativa de prática, deslocando o pólo de intervenção da disfunção social para a proposta de transformação das relações sociais. O conceito de comunidade nesta perspectiva se modifica , nega a identidade de interesses, salienta o...
tracking img